Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/05 às 22h42 - Atualizado em 29/10/18 às 12h09

Abadia entrega diplomas para 400 pessoas que que concluíram curso de alfabetização

(11/08/2005 – 19:42)

Numa solenidade muito animada, a vice-governadora Maria de Lourdes Abadia, acompanhada de vários secretários de Estado, entregou diplomas para 400 participantes do curso de alfabetização “Eu Quero Ler”, desenvolvido pela Secretaria de Solidariedade. Pessoas com idade entre 28 e 86 anos receberam nesta quarta-feira (10) mais que um certificado, receberam cidadania. O evento aconteceu no Centro de Atividades de Múltiplas Funções, em Planaltina.  

“Hoje, estamos trocando, gratuitamente, as carteiras de identidade de analfabeto, que contém apenas a impressão digital da pessoa pela carteira de identidade com a sua assinatura. Isso é uma conquista para eles”, disse Abadia emocionada. “É um trabalho muito bonito e estamos felizes por ver a alegria das pessoas dizendo que não são mais excluídos pois agora sabem ler e escrever”. O curso, com duração de seis meses, mudou a vida de várias pessoas. Uma delas, um senhor de 75 anos, João Manuel de Lira, que concluiu o curso, escreveu uma carta à vice-governadora agradecendo a oportunidade. “Estou muito feliz por escrever essa carta e por saber ler”, como escreveu na carta. Em seguida, João pegou o microfone e pediu que Abadia agradecesse  também ao governador. A vice-governadora, claramente emocionada, disse que levará o agradecimento e que irá emoldurar e pendurar a carta em seu gabinete. “A cartinha do senhor João representa tudo que queremos. Ele provou que nunca é tarde, que tudo é possível e que não tem idade para ser feliz”.   

Abadia contou também a história de uma senhora que foi alfabetizada ano passado. “Essa senhora chegou e me falou: vim agradecer, porque antes tinha muita vontade de ler a Bíblia e meus netos não tinham paciência de ler para mim. Agora eu leio o que eu quero”. Em um outro caso a vice-governadora contou que uma senhora, muito humilde, a família não tinha dinheiro para gastar com energia elétrica e assim ela não podia ligar a televisão e ficava sem nenhum tipo de diversão. Depois de aprender a ler e escrever, a vida dela mudou de foco e ela lê de tudo que tem em casa.   

EU QUERO LER – O projeto “Eu Quero Ler” é destinado a alfabetização de adultos, especialmente dos beneficiários de programas  sociais do Governo do Distrito Federal. O “Eu Quero Ler” foi instituído pelo governador Joaquim Roriz, em 2003 como uma contrapartida à percepção do benefício. “A alfabetização é uma das portas da exclusão social, da dependência de programas sociais”, como sempre afirma a vice-governadora.  

“Na realidade, o que o “Eu Quero Ler” pretende erradicar o analfabetismo e oferecer oportunidades de melhoria de vida com aumento da renda às famílias mais necessitadas do DF”, explica o secretário de Solidariedade Milton Barbosa. Ele destaca que a pedido dos próprios alunos, que justificaram nunca ter conseguido aprender em salas de aulas, as onze turmas foram realizadas nos postos de Distribuição de Pão e Leite, os PD.  

O Secretário destaca que a contrapartida ao recebimento do Cartão Solidariedade, a cesta básica,  ao leite e pão, por exemplo, “é o caminho para a cidadania e não tem preço, mas ganhos para toda a sociedade que ganha um cidadão produtivo, com auto-estima elevada e, muitas vezes, um novo agente social.”  

O “Eu Quero Ler” da Secretaria de Solidariedade, que já alfabetizou em dois anos mais de 2 mil pessoas,  é uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Social coordenada pela Vice-Governadora, Maria de Lourdes Abadia, a Secretaria de Educação, a CODEPLAN, a Associação Positiva de Brasília e o Programa de Alfabetização Solidária. O projeto “Eu Quero Ler” recebeu o prêmio “Alfabetização Solidária”  da ONG Programa de Alfabetização Solidária.

Agência Brasília de Notícias

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br