Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/16 às 18h41 - Atualizado em 29/10/18 às 12h07

Brasília Resiliente

Novo tema apresentado pela série Texto para Discussão, de autoria de Alexandre Brandão

Apesar de o Centro-Oeste ter o menor índice de desastres em comparação com outras regiões, Alexandre Brandão, gerente de Estudos Ambientais da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais, aponta a Região como uma região suscetível a eventos hidrológicos extremos, onde ocorrem inundações, secas e incêndios.

Brandão faz uma reflexão sobre os desastres ambientais que o Distrito Federal sofre ou venha a sofrer, haja vista os eventos ligados a esses desastres ambientais não aparecerem entre as prioridades de curto prazo, contudo, ele diz que é fundamental reforçar os fundos de contingência no orçamento – estimando seus efeitos orçamentários no longo prazo – e estimular a integração de ações e de planejamento estratégico.

Segundo o autor, adaptação é resiliência. E, para incrementar a resiliência, o DF poderá ter que investir muito no monitoramento e prevenção de riscos de desastres, por exemplo, na construção de cenários de ocorrências de desastres e intensificação do mapeamento de áreas de risco.

Veja aqui o estudo.

Reportagem: Eliane Menezes/Ascom/Codeplan

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br