Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h39 - Atualizado em 29/10/18 às 12h12

Cadê o caos?

Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan

 

Desde 12 de junho Brasília vive um clima de festa, revelando que a população recebeu bem a Copa do Mundo. Antes da Copa, contudo, a“ grande mídia” duvidou da capacidade do País e de Brasília realizarem a contento o evento.

Passadas duas semanas do início da Copa, o ceticismo da “grande mídia” não se confirmou e não houve caos algum: o Estádio Nacional Mané Garrincha recebeu 70mil pessoas em cada um dos três jogos já realizados, sem qualquer incidente; o Aeroporto Juscelino Kubitschek funcionou perfeitamente; os meios de transportes, idem; a rede hoteleira, bares, restaurantes e os pontos de atendimento aos turistas atenderam muito bem aos milhares de visitantes estrangeiros e de outros estados e a segurança pública não registrou uma única ocorrência grave. E nas demais 11 cidades-sedes do País, o quadro foi semelhante.

A maior comprovação do sucesso na organização da Copa, além do clima festivo da cidade e do País, é o“ desaparecimento” daqueles que prognosticaram o caos aéreo; o colapso da mobilidade urbana; os arrastões e as ruas tomadas por milhares de manifestantes. Lamentavelmente, nossa “e lite” -que não encontra nada do que se orgulhar do Brasil – e a “grande mídia” apostaram no “quanto pior, melhor”. Apesar do gol contra desses, o fato é que o povo brasileiro entrou em campo e virou o jogo, e os pessimistas estão tendo que dar o braço a torcer.

O fato é que a população brasileira e brasiliense mostram-se convencidas de que a realização da Copa no Brasil e em Brasília já é um grande sucesso. Aos pregoeiros do caos, só resta xingar. Quanto ao Brasil vencer a Copa, depende exclusivamente do desempenho da seleção, sabendo-se que ganhar e perder faz parte do jogo. Lembremos que a Alemanha foi tricampeã no Mundial organizado pela Itália em 1990 e essa foi tetra na Copa organizada pela Alemanha em 2006.

 

Jornal de Brasília, 26.06.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br