Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/20 às 14h04 - Atualizado em 19/06/20 às 17h50

Cai a taxa de crescimento de casos de Covid 19 no Distrito Federal

A queda revela que, estatisticamente, o tempo para duplicação do número de pessoas infectadas leva entre 17 e 18 dias

 

A taxa de crescimento dos casos de Covid 19 no Distrito Federal caiu 3 pontos percentuais entre os dias 31 de maio e 13 de junho, segundo dados do Boletim elaborado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

 

No período entre 7 e 13 de junho, a taxa de crescimento do número de pessoas com confirmação da doença foi de 4,1%. Na semana de 31 de maio a 6 de junho, o índice diário era de 7,1%. Isso significa que, com o número atual (4,1%), o Distrito Federal levaria entre 17 e 18 dias para dobrar os casos, se a taxa se mantiver constante. Com a taxa de 7,1%, o tempo seria menor, 10 e 11 dias para a duplicação do número de pessoas afetadas pelo novo coronavírus.

 

O presidente da Codeplan, Jean Lima, aponta que as medidas de segurança exigidas pelo Governo geraram o impacto positivo.

“Houve abertura de estabelecimentos de parte do setor produtivo, mas isto foi autorizado com regras. O comércio utiliza termômetros, faz a higienização do local e dos clientes com álcool, mantém o distanciamento, os órgãos fiscalizam, as secretarias de Saúde e Segurança dão todo o suporte e os dados mostram as consequências”, define.

 

Reprodução da doença
A estimativa do número de reprodução da Covid 19 apresentou forte queda após as primeiras medidas de controle adotadas pelo GDF, passando de 1,6 para 1,3 em junho.

 

Esta variável mede a intensidade com que está ocorrendo a transmissão e, assim, é um indicativo da gravidade da situação.

Ela representa para quantas pessoas, em média, um indivíduo infectado transmite a doença em um dia.

 

Entenda
Quando esse número assume o valor maior que 1, indica crescimento do número de contágios. Quando é menor que 1, indica decrescimento e, quando é igual à unidade, indica equilíbrio momentâneo.

 

A estimativa do número de reprodução da Covid 19 se dá a partir dos 100 casos confirmados.

 

Veja a íntegra do boletim divulgado hoje: Boletim nº 9  (revisado)

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br