Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/17 às 20h44 - Atualizado em 29/10/18 às 12h06

Câmara Temática de Dinamização da Economia conclui trabalhos

A Codeplan sediou no dia 23 a reunião final da Câmara Temática de Dinamização da Economia do CDES – Conselho de  Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal. O CDES tem as funções de assessorar o Governador na formulação de políticas públicas; debater propostas governamentais para o desenvolvimento econômico e social; elaborar estudos relativos ao desenvolvimento econômico e social; e apresentar ao governo propostas e projetos a partir de seus debates internos.

Em sua estrutura foram criadas seis Câmaras Temáticas para aprofundamento de temas específicos de interesse do Estado e do Governador: Câmaras Temática para Assuntos Hídricos/Água; de Resíduos Sólidos; Educação como Ferramenta para o Desenvolvimento; do Uso e Ocupação do Solo; assuntos do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central e a de Dinamização da Economia. Cada Câmara Temática deverá apresentar propostas de desenvolvimento para deliberações dos conselheiros do CDES.

A Câmara Temática de Dinamização da Economia do CDES (CTDE/CDES) é coordenada pelo presidente da Codeplan, Lúcio Rennó. Na sua última reunião, seus integrantes aprovaram o relatório final dos trabalhos, contendo sugestões de curto, médio e longo prazos para incentivar a economia local bem como uma maior integração entre o Estado de Goiás, o DF e, ainda, os Estados integrantes do chamado Grupo Brasil Central no fomento ao desenvolvimento.

Durante o funcionamento da CTDE, foram realizadas oito reuniões de trabalho, nas quais foram definidos os objetivos, metodologia, diretrizes, temas que orientaram as proposições da CTDE e a criação de três Grupos de Trabalho (GT’s). Os GT’s se empenharam em aprofundar o debate e apresentar propostas de ações de curto, médio e longo prazo sobre Política de Desenvolvimento Horizontal, Clima de Negócios e Cadeias Produtivas. As diretrizes estão embasadas em ideais como perenidade,

competividade, prosperidade, criatividade e continuidade das políticas públicas de desenvolvimento da economia e no desenvolvimento das vantagens comparativas do Distrito Federal.

Segundo Lucio Rennó, a Comissão elaborou uma Carta de Apelo Emergencial ao Governador contendo os anseios do setor produtivo quanto à liberação de alvarás e habite-se, pois o setor produtivo considera que as gestões dos processos para habilitação são morosas, dificultando suas ações. 

Texto: Nilva Rios
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br