Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/12/14 às 20h50 - Atualizado em 29/10/18 às 12h06

Capital heterogênea

A Codeplan divulgou hoje (12) os resultados gerais da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013. A pesquisa foi feita em todas as 31 Regiões Administrativas do DF.

Apesar de sua pequena área territorial, o Distrito Federal apresenta grandes disparidades. Na Capital do país é possível viajar entre dois mundos completamente distintos sem cruzar suas linhas limítrofes.

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, enfatizou as diferenças entre as regiões mais abastadas e as menos favorecidas. Segundo ele, a desigualdade social ainda é o maior paradoxo de Brasília. O desafio, afirmou, é planejar o desenvolvimento e ordenar o processo de ocupação do território, para que os problemas existentes sejam amenizados e os latentes evitados.

As condições de vida de moradores de RAs como Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste, Park Way e Plano Piloto em nada se assemelham à realidade vivida pela população do Recanto das Emas, Varjão, Fercal e Estrutural, aponta a pesquisa. A renda média, o nível de escolaridade, a infraestrutura, a condição dos domicílios e a frequência da população a equipamentos culturais estão entre as principais discrepâncias.

Iraci Peixoto, economista da Codeplan e coordenadora da pesquisa, apresentou os dados e enalteceu o grupo de pesquisadores que vão a campo coletar as informações: “apesar das dificuldades do trabalho, essa equipe se dedicou e conseguiu entregar os resultados. Sem vocês, a PDAD não seria possível.”

A importância da pesquisa para a população brasiliense foi destacada pelo gerente de Base de Dados, Jusçanio Souza. “A PDAD tem a condição de orientar todo o planejamento do Distrito Federal e, assim, melhorar a vida da população.”

Os dados coletados na pesquisa representam um rico manancial de informações de natureza socioeconômica sobre o DF, crucial para o planejamento governamental, mas também de suma importância para a gestão da iniciativa privada, estudos acadêmicos e para a sociedade em geral.

A partir de 2011, a Codeplan assumiu o desafio de realizar a PDAD a cada dois anos e a próxima terá início em 2015. Ao todo, foram realizadas três edições da pesquisa: 2004, 2011 e 2013.

Confira a pesquisa nos links abaixo:

PDAD DF 2013 – parte I
PDAD 
DF 2013 – parte II 
PDAD DF 2013 – parte III 

Texto: Júlio Poloni

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br