Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/05 às 14h48 - Atualizado em 29/10/18 às 12h06

CATI debate as tendências de Tecnologia da Informação no Governo

(31/03/2005 – 11:48)

catiFoi realizada ontem, 30 de março, na CODEPLAN, a 1ª Reunião Extraordinária da Comissão de Coordenação das Atividades de Tratamento da Informação – CATI, sob a presidência do Deputado Izalci Lucas, Secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. O tema mais esperado para discussão foi a apresentação da segunda fase dos trabalhos de elaboração do Plano Diretor de Gestão de Informação Global do Governo do Distrito Federal – PGDI, contemplando os principais projetos a serem desenvolvidos no biênio 2005/2006,composta de análise das informações, diagnóstico da situação atual, proposições de soluções e tendências para TI – Governo – cujo resultado será a versão final do PGDI, a ser encaminhado ao governador Joaquim Roriz.  

O PGDI tem como objetivos, dentre outros, “a definição das principais linhas de ação para o GDF no que diz respeito ao uso da TI no biênio 2005-2006; desenvolvimento de ações integradas para uso de TI nos diversos órgãos do GDF; definição de áreas prioritárias para o uso de TI no Governo e a disponibilização de informações de interesse à população”.  

Foram discutidos ainda a assinatura do Decreto da CATI; apresentação do inventário de hardware e software realizado; registro das principais necessidades e projetos; projetos de Governo; definição de agenda junto aos colaboradores e aos órgãos de Governo e a reabertura do Sistema de Cadastramento.  

Aumento da competitividade, da restrição aos gastos públicos, da complexidade, da competência tecnológica e do conhecimento dos componentes do mosaico da sociedade são algumas das principais tendências de Tecnologia da Informação no Governo.  Segundo técnicos presentes, no contexto do planejamento do GDF, o trabalho de implementação do PGDI é essencial,tendo em vista que permite a visão clara de pontos-chave da máquina governamental como um todo, viabilizando o estabelecimento de metas e diretrizes para um programa de governo proposto. A partir da implantação do PGDI, o Governo vai melhorar o cumprimento da missão institucional, suas diretrizes e metas, assegurando a superação de seus pontos fracos na avaliação de qualidade e produtividade e seu impacto na população, exibindo dados quantitativos de demanda no âmbito operacional e qualitativos no estratégico.  

Acesso rápido de interação entre os órgãos, ferramentas de consolidação das necessidades da comunidade, renovação do parque tecnológico, modernização administrativa de equipamentos e qualificação profissional foram algumas das necessidades das Administrações Regionais detectadas durante o trabalho de levantamento. Já para as Secretarias e demais poderes do GDF foram citados a atualização do parque de TI, treinamento e qualificação profissional, atualização dos dados cadastrais das empresas, aperfeiçoamento no atendimento ao público, ao cidadão e ao contribuinte, dentre outras não menos importantes.  

As Agendas de Gestão Pública, Infra-estrutura, Social, Desenvolvimento Econômico e Ciência & Tecnologia também foram definidas, na ocasião. A próxima reunião foi marcada para o dia 07 de abril, na sede da FIBRA – SIA, Trecho 03, Lote 225, Setor de Indústria, durante a qual a CODEPLAN e a Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia farão a apresentação do PGDI à iniciativa privada para trocas de informações e recebimento de sugestões, além de nortear os investimentos para as novas tecnologias para o Governo.  

As principais premissas que direcionam o trabalho da CATI e da CODEPLAN na elaboração do PGDI são o alinhamento com o Programa Brasília Rumo aos 50 Anos, com os programas de Governo, com as tendências tecnológicas de mercado, integração entre os sistemas de Governo, atualização tecnológica com otimização de recursos e propiciar uma melhor qualidade de vida para o cidadão do Distrito Federal.   

Mais informações pelos telefones 363-5082 e 363-5083, com Cristina Carreira.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br