Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/04 às 14h11 - Atualizado em 29/10/18 às 12h06

Ceilândia abraça Projeto Picasso Não Picahava Itinerante

(21/09/2004 – 11:11)

Iniciou hoje, às 10h, na Praça Central da Ceilândia, ao lado da Administração Regional, o Projeto Picasso Não Pichava Itinerante naquela cidade, resultado de parceria entre a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do DF.  

A solenidade contou com a presença do General Athos Costa de Faria, Secretário de Segurança e Defesa Social do DF, o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o Administrador Regional de Ceilândia, Rogério Rosso, o Secretário de Solidariedade, Milton Barbosa, a Subsecretária de Programas Comunitários, Nélia Vieira, o Coordenador do Projeto, Carlos Vogado e outras autoridades. O evento contou, ainda, com as presenças de lideranças e moradores da comunidade.  

Para o Secretário de Segurança e Defesa Social, general Athos Costa, a CODEPLAN é uma parceira indispensável, responsável pelo crescimento e evolução do projeto, “possibilitando aos jovens que já estejam trilhando outros caminhos, se não o do bem, oportunidades e ascensão pessoal”. Na oportunidade, o secretário aproveitou para lançar um novo desafio à CODEPLAN de promover nova parceria, desta vez no projeto “Esporte à meia-noite”.  

Conforme, o coordenador do projeto, Carlos Vogado, além dos Caminhões permanecerem na Praça Central até o final de Janeiro de 2005, a equipe de trabalho que é formada por psicólogos, cientistas sociais, pedagogos e assistentes sociais vão visitar as escolas daquela satélite, com oficinas e palestras preventivas para as famílias. Vogado informa, ainda, que a maior queixa dos adolescentes e jovens atendidos é a violência que começa na própria família, dando vazão ao comportamento agressivo e rebelde desses meninos.   Já a subsecretária de Programas Comunitários, Nélia Vieira, comemora: “A Polícia Civil do Guará nos informou, através de dados estatísticos que, de março até agora, período que permanecemos na cidade, a violência diminuiu 14% em relação ao mesmo período do ano passado. Dois jovens que participaram da edição do Guará, moradores da Estrutural, já foram contratados por uma empresa particular e estão desempenhando seus dotes no artesanato, com Carteira Profissional assinada. É a realização de um de seus sonhos”, disse a subsecretária.  

Para o administrador Rogério Rosso, o Projeto Picasso Não Pichava é a cara da Ceilândia, pois dos 332 mil habitantes da cidade, 68%, que constituem a grande maioria, concentram-se nos grupos entre 15 e 59 anos. Rosso garantiu ainda que sua prioridade nesse momento é a escolha de um galpão da Administração para o Núcleo fixo do projeto na cidade.  

Para Henrique Morais, grafiteiro, 23 anos, “o projeto ajuda a galera a conhecer o verdadeiro grafite; ocupa o tempo, evitando que a gente fique por aí. Tem que dar certo e continuar.” Lançado em março de 2004, o projeto Picasso Não Pichava Itinerante oferece todo o material necessário para o funcionamento das oficinas. Na Ceilândia, o projeto conta com dois palcos, onde os grupos de raps da cidade poderão mostrar seus talentos, além de oficinas de arte e aulas de informática gratuitamente.  

A primeira edição do projeto foi realizada no Guará onde, em agosto, 980 jovens concluíram as oficinas recebendo certificado de conclusão. Com arte, a Secretaria de Segurança Pública e de Defesa Social do DF resolve os problemas de depredação e pichação nas regiões da periferia de Brasília. Também em agosto de 2004, representantes da Secretaria de Segurança Pública do DF, através da Subsecretaria de Programas Comunitários apresentaram em Cuiabá – MT, os projetos: Esporte à meia noite, Identidade Solidária e Picasso Não Pichava. As apresentações durante o 4º Fórum da Polícia Comunitária foram feitas por uma equipe do DF de aproximadamente 40 pessoas.  

A idéia, segundo o coordenador do programa Picasso Não Pichava, foi demonstrar às outras Secretarias de Segurança Pública do país, como o GDF atua em sistema de parceria, na prevenção à criminalidade juvenil.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br