Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/05 às 15h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h04

CITI inaugura nova unidade no Incra 8

(10/03/2005 – 12:31)

incra 2Será inaugurada nesta sexta-feira, 11 de março, às 10h, no Incra 8, a nona unidade do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI. O evento contará com a presença da senhora Maria de Lourdes Abadia, Excelentíssima Governadora do DF, em exercício, o presidente da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN, Durval Barbosa, e demais autoridades do governo. O CITI apresenta, a partir das edições de 2005, algumas novidades: os cidadãos com mais de 40 anos – que não eram beneficiados pelas escolas – agora podem, pessoalmente nas unidades dos CITIs, solicitar uma vaga para as chamas Turmas Especiais. Essas novas turmas, adotadas pela CODEPLAN, são fruto das reivindicações que essa faixa etária vinha fazendo desde a criação das escolas de informática, e apresentam nova metodologia didática, adequada aos maiores de 40 anos.  

A exemplo dos já consagrados Cibers Café, os CITIs também disponibilizarão suas máquinas à população. Quem desejar usar os computadores para navegar na Internet, passar uma mensagem eletrônica, fazer um trabalho escolar, ou até mesmo digitar uma carta poderá, obedecendo a um agendamento prévio, utilizar essas ferramentas a custo zero, em qualquer uma das unidades. A novidade beneficiará os próprios alunos que, ao terminarem os cursos, poderão pôr em prática o que aprenderam.  

O CITI tem como objetivo levar aos jovens carentes e moradores do Distrito Federal informações técnicas básicas na área de Informática. Resultado da parceria entre a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN e a Administração Regional daquela satélite, a escola está localizada à Quadra 15, Lote 2, próxima à Subadministração Regional. O CITI Incra 8  oferece 132 vagas por edição, 3 professores, 12 máquinas, uma sala de aula, com 22 alunos nos três turnos.  

Para o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o CITI representa uma oportunidade para os moradores da cidade, que ainda estão excluídos da era digital, poderem se inserir nesse contexto, capacitando-se melhor para o mercado de trabalho. “Hoje, quem não é capaz de desenvolver trabalhos em um computador, infelizmente está fora do mercado de trabalho. É o analfabeto digital”, diz o presidente.  

A escola, disponibilizada pela CODEPLAN no Incra 8, é a nona unidade do Distrito Federal que dispõe, em todas elas, do mesmo padrão de qualidade, oferecendo gratuitamente o curso de Introdução à Informática, com duração de 48 horas, durante o qual são ministrados conhecimentos de Introdução ao Processamento de Dados (IPD), Internet e Correio Eletrônico (e-mail) e ainda o Office 2003 e  Windows XP.  No encerramento do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.  

Os interessados em garantir uma das vagas no CITI do Incra 8 para as próximas edições podem ligar e fazer sua reserva pelo telefone 156 – Serviço de Atendimento ao Cidadão, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, nos fins de semana e feriados de 8h às 18h.  Devem ter entre 14 e 40 anos, morar na cidade e ter concluído a quarta série do Ensino Fundamental – antigo 1º grau. A partir de 2005, para as turmas comuns, os interessados também podem solicitar sua vaga através da Ouvidoria Itinerante quando ela estiver em sua Regional.  

O CITI está implantado nas cidades de Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Brazlândia, Samambaia Candangolândia e São Sebastião, atendendo por mês 3.216 treinandos. Trinta e seis mil alunos já receberam os certificados até dezembro de 2004.  Ainda no primeiro trimestre de 2005, devem ser inauguradas as unidades da Vila Planalto e Recanto das Emas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br