Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/19 às 10h43 - Atualizado em 8/11/19 às 10h48

Codeplan apoiará com dados estatísticos Observatório da Gestão Pública da CLDF

Iniciativa foi lançada ontem e visa dar transparência na fiscalização de recursos públicos. Codeplan irá capacitar servidores da Casa a usar o #InfoDF.

 

Lançamento do Observatório (Crédito: Carlos Gandra/CLDF)

A Companhia de Planejamento do Planalto Central (Codeplan) apoiará com dados estatísticos o Observatório da Gestão Pública da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que foi inaugurado nesta quinta-feira (7).

 

A empresa irá capacitar por meio de oficinas servidores da Casa e demais interessados a utilizar o #InfoDF, o Portal Estatístico do Distrito Federal. A ferramenta online reúne, entre outros dados, informações sobre população, educação, cultura, saúde, trabalho, segurança, além de aspectos econômicos, ambientais e urbanos do DF.

 

ACESSE O #InfoDF

 

O presidente da Codeplan, Jean Lima, explicou que, além da capacitação no #InfoDF, a empresa se coloca à disposição da Casa para compartilhar os resultados de outros trabalhos que vêm sendo desenvolvidos junto ao governo, como o Índice de Governança e Gestão e as Políticas Baseadas em Evidências

 

“A orientação do governador Ibaneis para a Codeplan, desde o início da sua gestão, foi que a empresa produzisse estudos e levantamentos para subsidiar políticas públicas e que construíssemos ferramentas e indicadores para monitorar e avaliar as iniciativas do governo. Nesse sentido, a Codeplan vem trabalhando junto aos secretários e demais gestores em ações que visam apoiar os trabalhos que estão sendo realizados”, disse

 

Fiscalização – O Observatório da Gestão Pública tem como objetivo auxiliar a população na busca de dados e na fiscalização das políticas públicas.A iniciativa articula uma rede de parlamentares, hackers, servidores públicos e sociedade civil para fortalecer a cultura da transparência e da participação popular nos debates e decisões da CLDF.

 

O coordenador de Modernização e Informática (CMI) da CLDF, Marcelo Lima, que esteve à frente da criação do observatório falou da importância de um local de livre acesso especializado e com estrutura para pesquisa. 

 

“Mesmo que os dados sejam abertos, eles são dados difíceis e precisam muitas vezes de auxílio de pessoas capacitadas para que sejam encontrados”, explicou.

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br