Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/11 às 19h16 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan apresenta PDAD do Varjão

(22/09/2011 – 16:16)

A vinda das primeiras famílias para desenvolverem atividades agrícolas, na década de 60, propiciou o início do povoamento da Vila Varjão, hoje sendo a XXIII Região Administrativa do Distrito Federal, localizando-se no extremo sudoeste do Setor Habitacional Taquari – SHTQ, próximo ao Setor de Mansões do Lago Norte.

Na década de 50, esse povoamento pertenceu à Fazenda Brejo ou Torto e estava localizado no município de Planaltina. Embora a terra fosse de propriedade do GDF e administrada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), antigos moradores dizem que as pessoas que tinham a posse da área passaram a dividir os lotes entre os empregados.  Entre 1977 e 1982, novas divisões foram feitas, com distribuição de lotes a parentes próximos e a amigos de forma irregular e desordenada.

E, apenas em 1991, foi assinado, pelo Governo do Distrito Federal, o Decreto nº 13.132, estabelecendo a fixação da população no local e determinando a elaboração de um projeto urbanístico para sua implantação definitiva.

Seis anos depois,  com o objetivo de regularizar a situação fundiária de toda a área da Vila Varjão e, em atendimento às exigências ambientais, o GDF encomendou um novo projeto urbanístico e um Relatório de Impacto de Vizinhança – RIVI. Nesse projeto, ressaltava-se a necessidade de adensamento da Vila, com propostas de implantação de quadras e incorporação de mais glebas a serem parceladas. Confira a pesquisa completa no link abaixo.

PDAD Varjão

Ascom/Eliane Menezes

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br