Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/15 às 19h34 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan apresenta Um Olhar Sobre o Desenvolvimento Regional da AMB

Quintas Codeplan, evento que acontece mensalmente, já alcança sua quinta edição. Tem como objetivo debater com especialistas questões relevantes sobre o Distrito Federal e regiões de influência.

A Codeplan apresentou hoje (30), Um Olhar Sobre o Desenvolvimento Regional da Área Metropolitana de Brasília, tendo como palestrante Alberto Carlos Lourenço Pereira, subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, dentro da série Quintas Codeplan.

Quintas Codeplan 07-30 1

“Eventos como este são voltados para pensarmos juntos questões relacionadas com o desenvolvimento regional. Faz parte do nosso esforço produzir conhecimento e disseminar informações a respeito do Desenvolvimento Regional da Área Metropolitana de Brasília. São temáticas centrais para a nossa atuação como planejamento, políticas públicas, desigualdade e outras”, afirmou o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, ao apresentar o convidado para debater o tema.

Alberto Lourenço abriu a palestra esclarecendo o motivo pelo qual as regiões metropolitanas começaram a existir, no período de Plantation, no Brasil colonial. Enfatizou que a política do desenvolvimento regional tem sido um fracasso tanto na teoria quanto na história, e que é necessário, desde já, que aconteçam melhorias. Ele abordou também as dificuldades enfrentadas por essas regiões ao longo dos anos.

Em relação à região próxima ao Distrito Federal, Lourenço destacou o aumento do fluxo migratório e sua origem, grande parte oriunda do Nordeste. Para o subsecretário, “eles vêm e acabam-se acumulando na periferia das cidades, sem uma inserção moderna e orgânica em um projeto mais estruturado e mais amplo. Eles buscam melhores serviços de cidadania, com qualidade superior aos lugares de onde eles saíram”.

Para ele, a possibilidade educativa pode ser uma das soluções para essas regiões do Distrito Federal, já que Brasília tem uma das cinco melhores universidades do Brasil – a UnB – e também possui a sede da EMBRAPA e seus três institutos de pesquisa mais qualificados.

Lourenço sugeriu como foco de atenção por parte do governo o investimento em um polo de pesquisas. “Eu vejo a possibilidade de se constituir aqui um polo de desenvolvimento na área de pesquisa avançada e voltada para a agricultura e agropecuária em geral, pela existência dessas instituições”.

Satisfeita com o debate, Sônia Braga, secretária do Entorno pelo Estado de Goiás, agradeceu a iniciativa da Codeplan e dos organizadores, dizendo ser necessária a realização de mais encontros como este, já que a população dessas regiões cresce cada vez mais e que muitos moradores ainda passam por dificuldades.

O subsecretário, ao finalizar a apresentação, lembrou que recentemente, por iniciativa do governo de Goiás, foi realizado um Fórum de Governadores do Brasil Central e que, nesse encontro, os estados envolvidos se comprometeram em atuar em conjunto, visando à melhoria das áreas metropolitanas.

Além do presidente da Companhia e do palestrante, fez parte da mesa o diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani. Também presentes no evento técnicos da Companhia e representantes de prefeituras das cidades da Área Metropolitana de Brasília e de instituições do Governo de Brasília.

Assista o debate pelo Link.

Reportagem: Ana Carolina Alves/ Eliane Menezes
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br