Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/13 às 21h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan debate Brasília em 2030

Com debates bastantes produtivos nas áreas de Transporte e Ocupação do Solo e Infraestrutura Urbana, a Codeplan encerrou na manhã desta sexta-feira o seminário para discutir as “Projeções Demográficas para 2030 no DF e Área Metropolitana e os impactos na Educação, Saúde, Transporte, Emprego e Infraestura Urbana”, realizado no auditório do UniCEUB.

Na primeira Mesa de Debates de hoje(transporte), dentre os dados apresentados, destacaram-se o crescimento na frota de veículos dos atuais 1,2 milhão para 3 milhões em 2030 e um acréscimo nas viagens das atuais 3,8 milhões para 5,7 milhões. Ao abordar a questão dos modos de viagens, José de Ribamar Goes, especialista da Codeplan, destacou a alta participação da modalidade a pé ou de bicicleta tanto no DF como na AMB, de 23% e 47%, respectivamente. Para ele, o alto percentual de viagens não motorizadas justifica a implantação de políticas públicas que privilegiem esse tipo de viagens, com investimento em calçadas e ciclovias, por
exemplo.

Aldo Paviani, expositor da segunda Mesa sobre as demandas relacionadas à ocupação do solo e infraestrutura urbana, instigou os presentes questionando se era desejável agigantar a metrópole ou se a Capital deveria crescer em ritmo menor.

O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, destacou como um dos maiores desafios para o governo nos próximos anos é o resgate da função planejadora do Estado. para ele, as áreas não dialogam entre si. Além disso, é necessário ter uma visão metropolitana para esses temas.

Magela abordou ainda o programa habitacional do DF e a política de regularização das áreas. Segundo ele, 98% das unidades habitacionais serão verticalizadas, em função da falta de espaço. As unidades serão construídas em complexos habitacionais os quais ele denominou de parques, pois privilegiam o verde e a interação.

Ele destacou a importância do seminário promovido pela Codeplan, sugerindo que outros debates sejam realizados sobre o tema, principalmente com os estudantes universitários.

Confira, abaixo, texto sobre as projeções e nota técnica sobre a questão da Educação, outro tema debatido no seminário.

Projeções 2030

Algumas Considerações sobre Educação

Texto: Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br