Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/06/12 às 23h09 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan disponibiliza análise sobre trabalho infantil

(12/06/2012 – 20:09)

No dia de combate ao trabalho infantil, Codeplan disponibiliza análise sobre o assunto, com enfoque para o Distrito Federal, baseada em dados obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (Sedest). Os dados provenientes do IBGE foram coletados entre 2001 e 2009 na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) e em 2010 no Censo Demográfico.  

A análise apresenta, para fins de comparação, dados do Brasil e de suas seis maiores regiões metropolitanas – Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – que guardam características muito semelhantes as do Distrito Federal.  

“De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a expressão trabalho infantil define toda a atividade econômica desempenhada por uma pessoa com menos de 15 anos de idade, seja qual for a situação de trabalho, por exemplo, assalariado, autônomo, familiar, não remunerado. A idade mínima para o trabalho foi determinada pela Convenção 138 e pela Recomendação 146, considerando a idade de conclusão da escolaridade obrigatória.”

 

Confira a análise, disponibilizada por meio da Diretoria de Políticas Sociais da Codeplan, no link abaixo:

. Situação do Trabalho Infantil no Distrito Federal

 

Ascom/Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br