Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/05 às 21h33 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

CODEPLAN disponibiliza tecnologia para monitoramento por circuito fechado de TV

(20/12/2005 – 18:33)

SobradinhoSegura1Nessa segunda-feira, 19, a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN, a Administração Regional de Sobradinho e a Polícia Militar apresentaram à imprensa no 13° Batalhão da PM, o sistema de monitoramento por meio de circuito fechado de TV (CFTV). Sem data para ser inaugurada oficialmente, a iniciativa pioneira no Distrito Federal deverá ser implantada também em outras localidades.
 
Sobradinho, apesar de seus 45 anos e um crescimento bastante acentuado devido ao grande número de condomínios que abriga, ainda é uma cidade segura, na visão de seu administrador, Paulo Cavalcanti. Entretanto, a partir de pequenos furtos, tentativas de seqüestros relâmpagos e outras situações pertinentes à segurança surgiu, em reuniões periódicas entre os representantes da Administração Regional e do 13° Batalhão de Polícia Militar da cidade, a idéia de se fazer o monitoramento em algumas áreas de risco.
 
Para pôr em prática essa iniciativa, o administrador e o comandante da PM de Sobradinho procuraram a CODEPLAN para implementar o projeto, uma vez que a Empresa já estava com estudos avançados nessa área. “Essa é uma ação conjunta e o que não faltou foi empenho dos órgãos de governo que transformaram esse sonho em realidade” comemora Paulo Cavalcanti.
 
A CODEPLAN, executora dos trabalhos, além de promover toda a infra-estrutura e fornecer serviço de Help Desk, 24 horas diariamente (7×24), fará o treinamento dos policiais que trabalharão direta e exclusivamente nesse Sistema.
 
Segundo o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, a Empresa, desde 2004, vem pesquisando a melhor tecnologia para projetos de monitoramento. “Oferecer maior segurança à população do Distrito Federal sempre esteve entre as preocupações do governador Joaquim Roriz. A CODEPLAN, como empresa de TI do governo, não podia fazer diferente. Ela vem trabalhando em projetos-piloto utilizando tecnologias voltadas ao monitoramento, no sentido de oferecer condições aos gestores e especialmente às unidades de segurança pública um sistema que permita o monitoramento em tempo real”. No caso específico de Sobradinho, diz o presidente, o sistema irá permitir aos policiais do 13º Batalhão da PMDF, a partir das câmeras instaladas em locais estratégicos, monitorar os principais setores da cidade, agilizando suas ações voltadas à segurança pública.
 
O projeto denominado “Sobradinho Cidade Segura” tem o objetivo de auxiliar no controle das principais entradas e saídas da cidade, além de áreas centrais e bancos. Compõe-se de 13 câmeras, funcionando dia e noite. As filmagens, ao vivo ou gravadas em sistema digital, terão alta qualidade, sendo possível a identificação clara de veículos e pessoas que circularem por Sobradinho. “Se houver, por exemplo, um roubo de carro, todas as saídas da cidade estarão monitoradas, o que garante à Polícia Militar uma ação rápida e eficaz”, diz o administrador de Sobradinho, Paulo Cavalcanti.
 
As câmeras instaladas em pontos estratégicos se dividem em fixas e móveis e serão acompanhadas de uma Central de Monitoramento localizada no Quartel do 13° Batalhão da Polícia Militar. As imagens gravadas em tempo real serão armazenadas em computadores. O policial operador do sistema poderá, por controle remoto, monitorar os diversos pontos da cidade e acompanhar as cenas com imagens fixas, movimentações laterais, giros de 360° e zoom com capacidade de aproximação de 200 metros.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br