Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/05/13 às 18h03 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga estudo sobre emprego no setor público no DF

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta quinta-feira (02/05), o estudo “Emprego no setor público no Distrito Federal: local de trabalho e de moradia dos servidores federais e do GDF”.

“O estudo, elaborado com base nos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios do Distrito Federal (PDAD) de 2011, foi uma demanda do Governo do Distrito Federal, tendo em vista a previsão de que, em 2014, cerca de 15 mil servidores distritais deverão estar trabalhando no novo Centro Administrativo, localizado em Taguatinga/Ceilândia”, disse o presidente da Codeplan e autor do estudo, Júlio Miragaya.

Para Miragaya, o Distrito Federal, em termos relativos, tem o maior contingente de servidores públicos no País, com 22,2% do pessoal ocupado do Distrito Federal, o que representa 238,8 mil pessoas com atividades laborais no setor público, incluindo o Governo Federal.

O enorme contingente de pessoas que se deslocam para trabalhar no Plano Piloto é uma questão que já vem sendo debatida. Em relação à distribuição do pessoal ocupado segundo local de trabalho, o estudo destacou uma forte concentração no Plano Piloto, com 47,72% do total, embora apenas 8,89% da população ocupada no Distrito Federal residam na RA.

Do contingente de servidores do GDF, 10,64% residem no Plano Piloto, mas nada menos que 53,58% nele trabalham.

Em relação aos servidores federais, a concentração é ainda mais intensa, com 26,72% de seu contingente residindo no Plano Piloto, mas 86,27% tendo seu emprego nesta RA.

O presidente da Codeplan concluiu que o Governador Agnelo dá uma grande contribuição para a desconcentração do emprego no serviço público distrital no Plano Piloto ao construir o novo Centro Administrativo em Taguatinga/Ceilândia e que o governo federal deveria também atuar neste sentido, orientando a transferência de órgãos federais para outros endereços, fora do Plano Piloto. “O Distrito Federal não é só o Plano Piloto, mas o conjunto das 31 regiões administrativas. Também o setor privado poderia expandir suas atividades, como as áreas de saúde, educação e comunicação, fortemente concentradas no Plano, para outras regiões, descongestionando-o e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de toda a população”, finalizou Miragaya.

Confira o estudo, na íntegra, no link abaixo:

Emprego no setor público no Distrito Federal

Texto: Eliane Menezes

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br