Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/06/15 às 21h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga PDAD de Planaltina

A Codeplan divulgou na tarde de hoje a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) da Região Administrativa de Planaltina.

Lucio Rennó, presidente da CODEPLAN, destacou a importância da divulgação dos dados de mais uma Região Administrativa. “Para nós é uma discussão muito rica e a proposta deste evento é poder gerar insumos, informações e conhecimento sobre as diferentes regiões administrativas e poder discuti-los profundamente com os técnicos da casa e com os gestores das administrações.”

A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro a março de 2015, com amostra de cerca de 800 domicílios. Nela, foi divulgado que a população estimada de Planaltina é de 189.412 habitantes, e que a taxa média geométrica de crescimento anual (TMGCA) é de 1,08%, em relação a 2013.

Os índices da pesquisa apontam para um aumento da qualidade de vida na região como mostra, por exemplo, o crescimento da renda domiciliar real, que passou de 2.927,81 em 2013 para 3.183,47 neste ano. A porcentagem de domicílios que possuem automóveis também cresceu. Em 2011, 44,64% das casas possuíam o próprio carro, e atualmente, cresceu para 60,04%. Contudo, apesar de o número de domicílios com carro terem aumentado, o principal meio de transporte utilizado pela população ainda é o ônibus. Somente 30% da população utiliza automóveis, e cerca de 52% utilizam o ônibus para trabalhar. A bicicleta é o segundo veículo com maior participação, com porcentagem de 38%.

Em relação ao uso de transporte público, a administradora regional de Planaltina, Dinalva Cantallops Ferreira, destacou que com os resultados da pesquisa apresentados hoje, mais de 50% da população, “é preciso pedir mais então” complementando a informação que já havia conseguido quatro novas linhas de transporte antes dos resultados da pesquisa.

A administradora disse ainda ter se surpreendido pelo número de idosos na região e concluiu que eles merecem uma atenção especial. De acordo com a pesquisa, 48% dos habitantes estão na faixa etária de 25 a 59 anos, 22% têm entre zero e 14 anos e 11% são idosos.

Ao final da coletiva, a administradora frisou a importância dessa PDAD. “Essa pesquisa será minha bíblia diária. Ela é muito importante para Planaltina. Quero muito divulgar esses dados, que nos ajudaram tanto, para a população.”

Participaram da divulgação também o diretor de estudos e pesquisas socioeconômicas, Bruno Cruz, o diretor de estudos urbanos e ambientais, Aldo Paviani, a arquiteta Eliana Klarmann e técnicos da CODEPLAN e da administração regional.

Confira a pesquisa aqui.

Texto: Ana Carolina Alves
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br