Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/16 às 20h23 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga perfil socioeconômico do Núcleo Bandeirante

Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) para o Núcleo Bandeirante, divulgados pela Codeplan na quarta-feira, 17, a população urbana é de 25.072 habitantes, sendo que a maioria é constituída por mulheres, 53,49%, enquanto 46,51% são homens. A pesquisa de campo, que só é feita na área urbana, foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2015.

O administrador do Núcleo Bandeirante, Cleudimar Sardinha, parabenizou a Companhia e a todos os envolvidos no processo da pesquisa, ressaltando: “a Administração Regional é a porta de entrada de muitas demandas da comunidade; então é preciso ter dados e informações. Por isso que o trabalho de vocês é de fundamental importância não só para nós, mas também para outros órgãos do governo”.

A pesquisa apontou um decréscimo na renda domiciliar, em relação a 2013. A renda domiciliar é considerada média baixa; 6,63 salários mínimos (SM) mensais, e a per capita, de 2,34 SM. A gerente de pesquisas socioeconômicas da Codeplan, Iraci Peixoto, observou que, apesar da queda da renda domiciliar em relação a 2013, a renda per capita aumentou. “Em 2013 se tinha 3,24 pessoas por domicilio, e agora passou-se para 3,01. Nos parece que as pessoas que estão migrando para o Núcleo Bandeirante estão morando em quitinetes, e possuem famílias menores”, analisou ela.

A pesquisa mostrou também uma melhoria na escolaridade da RA VIII: o número de analfabetos diminuiu e os de pessoas com nível superior aumentou. E, ainda, as crianças de 6 a 14 anos estão todas na escola. Contudo, do total de crianças entre 0 e 4 anos, 68% estão fora da escola. Isso representa o baixo número de creches existentes na RA, um item que o presidente da Companhia, Lucio Rennó, destacou, enfatizando ser esse um problema presente em várias regiões e que precisa ser resolvido.

Segundo a pesquisa, a maioria dos responsáveis pelos domicílios é composta por trabalhadores remunerados, 64,40%, seguidos por aposentados, 23,80%. Os ocupados desempenham atividades predominantemente no Comércio, 35,70%, Administração Pública (direta e empresas), 21,72% e Serviços Gerais, 13,57%. A Construção Civil representa 2,00%.

A PDAD também apontou que o abastecimento de água e o fornecimento de energia elétrica pela rede geral estão universalizados na região, enquanto que o esgotamento sanitário e serviço de limpeza urbana estão próximos dos 100%. A pesquisa também mostrou que a maioria da população está satisfeita com o policiamento.

Veja a íntegra da pesquisa aqui.

Texto: Ana Carolina Alves, com Nilva Rios
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br