Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/09 às 18h56 - Atualizado em 29/10/18 às 12h02

Codeplan divulga resultados da Pesquisa Domiciliar Socioeconômica

(16/07/2009 – 15:56)
Foto: Arquivo GDF/Codeplan

varjao21Em continuidade aos primeiros resultados da Pesquisa Domiciliar Socioeconômica (PEDS) divulgados em meados de junho pela Codeplan, a Empresa divulgou, na semana passada, a segunda parte da pesquisa. Este levantamento, realizado pela primeira vez na Capital do país, traça o perfil de 15 regiões consideradas de baixa renda e que concentram cerca de 10% da população total do Distrito Federal.  

A primeira parte da pesquisa apresentou as características de Brazlândia, Samambaia, Sobradinho II, Riacho Fundo II e SCIA/Estrutural.  

A segunda parte apresentou os resultados das regiões de Planaltina, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião e Varjão. Neste grupo, Varjão é a que apresenta o maior número de moradores com renda per capita de até meio salário mínimo, 69,2%, mas, se comparado ao primeiro grupo, a região tem índices melhores do que Sobradinho (81%) e a SCIA/Estrutural (75,5%).  

Segundo o presidente da Codeplan, Rogério Rosso, a ideia do estudo é suprir a carência de dados e informações para subsidiar o governo local na elaboração de políticas públicas e atender também outras instituições, públicas e privadas, envolvidas com o desenvolvimento socioeconômico dos moradores da capital. “Com esses dados passamos a ter uma realidade jamais conhecida das áreas de baixa renda em quase 50 anos da criação de Brasília e podemos traçar ações diretas para beneficiar todos esses moradores”, ressalta Rosso.  

O trabalho aborda questões relativas aos domicílios, inventário de bens, serviços domiciliares e benefícios sociais. Foram também levantadas as características gerais de migração e de educação dos moradores, assim como trabalho e rendimento.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br