Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/12/18 às 19h23 - Atualizado em 3/12/18 às 19h45

Codeplan doa acervo historiográfico para a Biblioteca Nacional de Brasília

O presidente da Codeplan Lúcio Rennó assina termo de doação das publicações à Secretaria de Cultura

Lúcio Rennó assina termo de doação das publicações à Secretaria de Cultura. Foto: Toninho Leite/Codeplan

Na tarde desta segunda-feira (03), o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, assinou com o Secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, o termo de doação do acervo historiográfico da Companhia para a Biblioteca Nacional de Brasília.

 

O acervo historiográfico é composto por 91 caixas-arquivo, abrangendo obras referentes às atividades de planejamento, pesquisas e estudos socioeconômicos, por meio da produção, tratamento e disseminação de informações estatísticas, demográficas, socioeconômicas, geográficas, cartográficas, geodésicas, territoriais, ambientais e urbanas sobre o Distrito Federal e Região Geoeconômica de Brasília.

 

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, explicou que esse projeto nasceu de uma antiga vontade dele como professor de recuperar o acervo da Codeplan e montar uma biblioteca na Empresa e que devagar está concluindo esse objetivo. Ele comentou que em setembro passado, a Companhia realizou a doação de exemplares de obras recuperadas para o Arquivo de Brasília, com o intuito de preservar documentos de grande importância histórica do acervo cultural para as futuras gerações.

 

algumas das obras doadas à Biblioteca Nacional, pela Codeplan

Principais títulos são mostrados durante solenidade de assinatura de termo de doação. Foto: Toninho Leite/Codeplan

Lucio salientou que o projeto visa, também, a dar acesso à população a esse tesouro que retrata Brasília dos anos 60, 70, 80, 90 e anos 2000. “Ficamos muito felizes de poder concluir essa etapa do projeto. A nossa produção mais atual já está na rede disponível pela internet. A próxima etapa talvez seja digitalizar esse conteúdo e disponibilizar na rede”, concluiu.

 

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, lembrou que a parceira com a Codeplan vem produzindo inteligência para a secretaria de Cultura em várias áreas. “Ao passar o olhar nos títulos das obras vemos um material muito rico e interessante. Essa doação é a história de Brasília em números e em dados referenciais, em publicações que serão colocadas à disposição do grande público e que vão ajudar os estudantes e aqueles que quiserem pesquisar sobre Brasília”.

 

Reportagem: Ana Paula Cortes, da Codeplan

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br