Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/04 às 12h57 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

CODEPLAN e Integra inauguram laboratório de informática para portadores de deficiência visual

(17/06/2004 – 09:57)

O trabalho resulta de uma parceria entre a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN e o próprio Integra. Com recursos técnicos avançados visaovirtuala CODEPLAN instalou 11 máquinas na sala onde serão ministrados os cursos de informática. As turmas terão aulas duas vezes por semana e ainda poderão utilizar os computadores para a realização de pesquisas. Para o professor e também portador de deficiência visual, Walter Júnior, a tecnologia utilizada pela CODEPLAN  coloca em condições igualitárias os portadores e as pessoas comuns, na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Segundo o diretor do Centro de Ensino Especial de deficiente Visual, Airton Dutra, isto tem sido comprovado pelas contratações feitas por empresas como a Caixa Econômica Federal. Em seu discurso o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa ressaltou a importância da participação da sociedade em projetos sociais como este – de capacitação na área de informática.

“Eu acho que ainda estamos fazendo pouco porque a CODEPLAN tem a obrigação, assim como outros órgãos do Distrito Federal de entrar em projetos sociais dessa natureza para que a população, principalmente os deficientes que têm pouco acesso aos mecanismos disponíveis às pessoas com todos os sentidos em pleno funcionamento possam participar. É necessário que tenhamos um sentimento social, de humanidade para que coloquemos esses cursos e mecanismos à disposição destas pessoas.” Dizendo-se honrado em participar deste projeto ao lado do Integra, Durval Barbosa colocou a CODEPLAN à disposição da instituição, especialmente a estrutura dos Centros Integrados de Tecnologia da Informação, atualmente implantado em seis Regiões Administrativas do DF.

A inauguração contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais a a vice-governadora Maria de Lurdes Abadia, a primeira dama, Wesllian Roriz, o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o Deputado federal, José Roberto Arruda, o deputado distrital, Benício Tavare. A primeira turma inicia as aulas na próxima terça-feira, dia 22, tendo inscrito até o momento 60 alunos. Em todo o DF, existem cerca de 6 mil deficientes visuais. As inscrições podem ser feitas através do telefone 156, de segunda à sexta-feira, de 7 às 21 horas, e aos sábados, domingos e feriados, de 8 às 18 horas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br