Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/10/04 às 14h58 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

CODEPLAN e Promotoria de Justiça e Defesa da Infância e da Juventude do DF firmam convênio

(28/10/2004 – 11:58)

O convênio é uma extensão do projeto já implantado pelo GDF, por meio da CODEPLAN, desde 2002, para atender moradores residentes nas Regiões Administrativas de Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Brazlândia, São Sebastião e Samambaia. Trata-se do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – Citi onde são realizados cursos gratuitos na área de informática, beneficiando mais de 30 mil alunos até o momento.  

Para a Promotora de Justiça e Defesa da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Selma Leite, “a escolha da Codeplan como parceira se deve, principalmente, a dois fatores: primeiro, em razão da confiança que a CODEPLAN tem junto à comunidade e junto às autoridades em razão do trabalho que desenvolve. Segundo, pelo projeto do Citi que fez com que a Promotoria passasse a ter um olhar mais diferenciado ainda com a CODEPLAN, em razão deste belo trabalho.

O Citi é um projeto que só é visto e tido como sucesso, inclusive sendo referência pelo Brasil afora. Onde vou no Brasil se faz sempre referência a este projeto de inclusão digital”. Segundo a Promotora Selma Leite, desde a primeira reunião, a receptividade foi muito grande por parte da CODEPLAN e sua equipe, trabalhando em uma mesma direção que é a de buscar a inclusão digital para os adolescentes comprometidos com a Lei. A promotora Selma Leite ao finalizar agradeceu, em nome do Ministério Público, a colaboração com a CODEPLAN, cumprimentando-a pelo trabalho realizado nesta área.  

O presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, ao afirmar que não haveria outra pessoa melhor do que a Dra. Selma para gerenciar o convênio, fez questão de ressaltar a importância da parceria e, especialmente, falar da disponibilização de vagas para atender as necessidades da promotoria. “A partir da assinatura do convênio, as vagas para esses pequenos infratores são obrigatórias e sua disponibilização dar-se-á onde eles estiverem”, frisou. Atualmente, 14 adolescentes já estão frequentando regularmente as aulas, na unidade de Santa Maria.  

O CITI tem como objetivo levar, gratuitamente, aos jovens carentes e moradores do DF, informações técnicas básicas na área de Informática, com duração de 40 horas, onde são ministrados conhecimentos de Introdução ao Processamento de Dados (IPD), Windows 98, Internet, Correio Eletrônico (e-mail), Word, PowerPoint e Excel.  

Para a Coordenadora Geral do CITI, Marise Teixeira, essa medida também é uma das atribuições do programa que, além de inserir o cidadão na sociedade digital, também estará reintegrando o jovem comprometido com a justiça ocupando, assim, seu tempo ocioso para que ele se sinta valorizado. “É uma junção de ideais ligados ao social”, disse ela.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br