Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/20 às 16h00 - Atualizado em 21/07/20 às 15h14

Codeplan e Setur firmam parceria para ampliar a divulgação do Atlas DF 2020

O levantamento está em confecção e o acordo visa à atração de publicidade e investimentos para as riquezas históricas da Capital

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de fortalecer a divulgação e distribuição do Atlas do Distrito Federal 2020, produzido pela Companhia e que está em fase de confecção.

 

A publicação traz dados atualizados de edições anteriores, inclusão de novas informações e inovação na apresentação dos resultados, que serão disponibilizados tanto em versão impressa quanto digital. A última edição do Atlas é de 2017.

 

A parceria com a Secretaria de Turismo amplia o acesso à publicação, que reúne informações relevantes sobre o território do Distrito Federal e sua população. O Atlas será entregue pela Setur às entidades parceiras da secretaria, que também apoiará a divulgação do material. Organizações turísticas, de eventos e de atração de investimentos da capital estão entre as entidades parceiras que receberão o Atlas.

 

Para tornar o material ainda mais acessível, o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) traduziu o Atlas, disponibilizando-o também em inglês e espanhol. A tradução é fruto de um ACT entre a Codeplan e o EAI, antiga Secretaria de Relações Internacionais (SRI),  estabelecido em outubro de 2019, que também prevê a divulgação e distribuição da publicação às embaixadas e representações internacionais.

 

Para Kássia Castro, gerente de Estudos Ambientais da Codeplan, os ACTs são ferramentas importantes para a integração entre os diversos setores da gestão pública, culminando no fortalecimento de ações que são complementares. A gerente destaca que “a nova versão do  Atlas do Distrito Federal busca reunir dados diversos e estabelecer parcerias entre a Codeplan e outras secretarias, para facilitar o acesso do cidadão à informação”.

 

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, ressaltou a importância em dar continuidade ao Atlas do DF, atualizando e transformando o material em uma ferramenta interativa, educadora e de fácil acesso ao cidadão. “Precisamos proporcionar a disseminação do conhecimento territorial, melhorar a difusão de dados e informações e divulgar o DF para o cenário nacional e internacional”, diz Vanessa.

 

A secretária destacou ainda que “a capital federal tem vida, alma própria, uma natureza exuberante, parques e monumentos. E um atlas é uma fonte de informação poderosa. É por meio dele que podemos privilegiar o reconhecimento do DF, convidando a população a se apropriar do conhecimento acerca da realidade vivenciada.”

 

O Atlas do Distrito Federal é estruturado em eixos temáticos, onde cada tema é apresentado por meio de mapas, gráficos, imagens e pequenos textos, facilitando a compreensão das informações de modo visual. A publicação tem oito capítulos, sendo eles: localização geográfica, caracterização ambiental, histórico de ocupação, divisão territorial, meio socioeconômico, infraestrutura urbana, elementos culturais e arquitetônicos e internacionalização do DF.

 

Reportagem: Lucas Almeida, com supervisão de Carol Oliveira

Foto de Capa – Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br