Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/06 às 19h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

Deletando a Exclusão Digital no DF: A inclusão social através da inclusão digital

(17/10/2006 – 16:56)

cititaguatinga1Dando continuidade às ações do Programa de Inclusão Digital do DF, nesta quarta-feira, dia 18, às 11h, a governadora Maria de Lourdes Abadia e o secretário para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, inauguram o Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI Master Ceilândia (Telecentro), instalado na Praça do Cidadão, na EQNM 18/20, em Ceilândia. O evento faz parte das comemorações da “III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, que começou nesta segunda-feira, dia 16, no gramado central da Esplanada dos Ministérios, e segue até o dia 23 de outubro.  

O CITI Master Ceilândia possui mais de 70 computadores, distribuídos em quatro salas de aulas, com capacidade de atender 25 alunos, totalizando 450 vagas para cada edição dos cursos. O centro possui, ainda, uma sala exclusiva com acesso à internet, totalmente gratuita, para que a população tenha acesso à rede mundial de informação. Assim, as pessoas podem realizar pesquisas escolares, fazer currículos ou enviar um e-mail. A unidade de atendimento faz parte do programa de CITIs implantado pela CODEPLAN, parte já operante do Programa de Inclusão Digital do Distrito Federal, criado pelo Decreto 27.083, de 21 de agosto de 2006. O projeto é de relevância social, pois permite levar a tecnologia da informação aos menos favorecidos, abrindo portas para o mercado de trabalho e colaborando para a redução da exclusão digital. Com o curso de Introdução à Informática, ministrado pelas unidades do CITI, a população terá acesso aos cursos de IPD, WindowsXP, Internet, E-mail, Word, Excel e Power Point, com duração de 48 horas-aula, por edição.  

Em 2005, cerca de 22 mil pessoas concluíram com êxito o curso de Introdução à Informática, nas unidades de Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Candangolândia, Samambaia, São Sebastião, Brazlândia, Recanto das Emas, Incra 8, e nas salas de extensão no Instituto Vilarindo Lima e na ONG “100%”. Desde seu início até dezembro de 2005, foram certificados mais de 54 mil alunos. Este ano, o projeto entrou em funcionamento nas escolas do Núcleo Rural Casa Grande (Gama), Riacho Fundo I, do Presídio da Papuda e do Presídio Feminino do Gama, ampliando o número de vagas ofertadas a cada edição para cerca de cinco mil pessoas.  

As atividades do CITI acontecem desde 2002, em uma parceria da Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais – SUCAR e a CODEPLAN. Atualmente, o DF possui 148 telecentros instalados em várias cidades, sendo 15 operados diretamente pelo governo. A meta do programa é duplicar a rede de telecentros em um ano, chegando a 300 unidades. Ainda neste ano serão inaugurados mais 38 telecentros que receberão 400 computadores que foram dados pela Caixa Econômica Federal em convênio com a Secretaria para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (SDCT).  

Os interessados em participar dos cursos devem residir na cidade, ter a 4ª série do Ensino Fundamental completa e ser maior de 14 anos. Maiores de 40 anos têm vagas garantidas. O centro funcionará das 8h às 22h. Inscrições pelo telefone 156 – Central Única de Atendimento Telefônico do GDF, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
Contato: 3426-5858 ou 3426-5859

Assessoria de Comunicação da SDCT

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br