Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/10 às 22h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

Demandas pendentes no Sistema de Ouvidoria passam de 53% para 14% em um ano

(10/08/2010 – 19:23)

A Codeplan recebeu na manhã desta terça-feira (10), ouvidores do DF para uma avaliação de trabalhos. De acordo com a Companhia, no período de junho de 2009 a junho de 2010, o número de demandas pendentes – que inclui reclamações, sugestões, elogios e denúncias – caiu de 53% para 14%. O resultado positivo se refletiu na certificação de 28 órgãos do GDF que, neste mesmo período, conseguiram responder, no mínimo, a 80% das demandas requisitadas.  

Segundo o ouvidor geral do DF, Hamilton Tadeu de Castro, o principal objetivo das ouvidorias é responder aos cidadãos o mais breve possível. “Qualquer governo sério valoriza a ouvidoria. Temos uma pessoa na linha que precisa de uma resposta. Esses serviços medem a eficiência da nossa gestão atual”, explicou. Na ocasião, Castro homenageou 28 órgãos do GDF pelo bom atendimento, entre eles a Secretaria de Educação, a Administração Regional de Sobradinho, a Agefis, a Polícia Militar e o SLU.  

Atualmente, existem duas maneiras de efetuar as chamadas demandas. Por intermédio da Central Única de Atendimento Telefônico do GDF – número 156 – ou nos próprios órgãos. Em média, a central recebe pelo menos 15 mil ligações por dia. Destas, 85% são solucionadas de imediato e o restante é registrado no sistema. “Os atendentes organizam os pedidos e os encaminham para os órgãos de competência. No máximo em 15 dias o cidadão tem um retorno da sua dúvida ou reclamação”, acrescentou o ouvidor geral.  

Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Secretarias de Transporte e Saúde, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), conforme a Codeplan, foram os órgãos que apresentam maiores demandas, respectivamente. O status de atendimento encontra-se da seguinte maneira: 2% das solicitações estão em andamento, 20% já foram concluídas, 14% estão pendentes e 62% foram retornadas aos cidadãos como finalizadas.  

Desde 18 de maio do ano passado – com a publicação do Decreto nº 30.383 no Diário Oficial do DF (DODF) – as funções de ouvidoria passaram à orientação e supervisão técnica da Codeplan.  

Fonte: Agência Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br