Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/14 às 22h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

DF apresenta deflação em julho

O IPCA-DF, divulgado hoje (8) pela Codeplan, apontou uma deflação de 0,23% no mês de julho. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice da Capital Federal está em 5,91%, abaixo da média brasileira, 6,5%. Nos índices nacionais não houve deflação, todavia a inflação detectada ficou em apenas 0,01%.

O Presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, lembrou que a inflação no Brasil está de volta ao patamar da meta estabelecida pelo Banco Central. Segundo Miragaya, os altos índices do mês de junho foram extraordinários, devido à realização da Copa do Mundo no País. Agora, com o fim do evento, naturalmente os preços retornam à normalidade.

O IPCA nacional revelou uma queda de 0,98% nos preços relativos ao setor de Transportes, influenciados pela baixa no preço das passagens aéreas após a Copa do Mundo. A forte ponderação desse setor para o índice geral abafou o aumento nas despesas com Habitação (1,2%) e Artigos de Residência (0,86%).

No Distrito Federal, o panorama é semelhante. Segundo o economista da Codeplan, Newton Marques, a significativa queda de 2,82% nos preços do setor de Transportes anulou a alta de 1,31% do setor Artigos de Residência e 0,91% do setor Saúde e Cuidados Pessoais, nos índices gerais. Assim como no quadro nacional, a redução no preço das passagens aéreas, foi o principal fator para os baixos índices em Brasília.

Após a divulgação do IPCA, pela Codeplan, a Ceasa apresentou o ICDF, pesquisa que revela a variação de preços dos produtos hortifrutigranjeiros no atacado do Distrito Federal. Segundo João Bosco, economista do órgão, os índices gerais também apresentaram deflação em relação ao mês anterior. O setor que apresentou maior redução nos preços médios foi o de Verduras, com baixa de 12,78%. A seguir vem o segmento dos Legumes, com 8,55% e Frutas, com 2,11%. O único setor que apresentou leve inflação foi o de Ovos e Grãos, com alta de 1,87%. No total, o preço de atacado dos hortifrutigranjeiros no mês de julho foi 4,16% menor em relação a junho.

Para acessar o IPCA-DF, na íntegra, clique aqui.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br