Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/12/11 às 19h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

DF e Entorno buscam atingir e superar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

(16/12/2011 – 16:34)

DFEntornoODMA111216Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.  

Os objetivos, que deverão ser alcançados até 2015, são universais na área da saúde, educação, gênero, pobreza, sustentabilidade e outros. Eles são acompanhados pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e, no Brasil, pela Presidência da República. As metas do milênio são compromissos assumidos pelo governo brasileiro e por mais 193 países. E hoje, o Distrito Federal faz parte do projeto.  

A Companhia de Planejamento do DF – Codeplan – lançou no dia 15 de dezembro o Observatório ODM. O Observatório é um espaço para divulgação das análises e dos resultados alcançados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pelo Distrito Federal e pelos 10 municípios da Região Metropolitana de Brasília, situados no estado de Goiás: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.  

A presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, e o diretor, Osvaldo Russo, apresentaram o portal a algumas autoridades, à imprensa, diretores da Companhia, empregados, representantes e estudiosos do Entorno.  

Para a presidente, o Observatório ODM é um compromisso de governo que permitirá que a sociedade acompanhe o resultado das políticas públicas e que os gestores avaliem e mensurem as suas ações, fazendo as adequações necessárias para a construção de um mundo mais justo. “O que a gente quer de verdade é a transparência. Que a sociedade tenha plena consciência do que está sendo feito e possa colaborar com propostas e alternativas para que possamos reverter esse quadro de desigualdade, vencer os desafios e alcançar as metas. Portanto, esse Observatório não será apenas para divulgarmos dados, mas sim para que façamos uma reflexão sobre a situação dessas cidades e de seus moradores”, afirmou Ivelise Longhi.  

O diretor Osvaldo Russo ressaltou que o Observatório é uma decisão de governo. “O governo decidiu acompanhar e analisar a execução das políticas públicas. A partir de janeiro, vamos fazer um balanço de 2011 e realizar o acompanhamento mensal das ações e programas estratégicos do governo. Nós temos uma missão muito importante e queremos honrar o compromisso internacional, assumido também pelo governo brasileiro. O DF quer ser um exemplo de desenvolvimento humano”, disse Russo.  

Participaram do evento, a secretária da Mulher, Olgamir Amância, o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Manoel Messias, o coordenador da Secretaria de Governo, José Ricardo, a assessora da Vice-Governadoria, Márcia Lima, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Jusçânio Umbelino, a oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Juliana Venceslau, e a diretora da União Planetária, Vanda Beatriz. Todos eles elogiaram o novo serviço e se colocaram à disposição da Companhia para a realização desse trabalho coletivo.  

Como exemplo de alguns resultados, a Codeplan aponta que no Distrito Federal houve uma diminuição gradativa no percentual de crianças de 0 a 23 meses de idade desnutridas na última década. Programas de Governo foram extremamente importantes para essa redução. Considerando as taxas de rendimento escolar no ensino fundamental, foi observado um aumento na taxa de aprovação de 83,8% para 88,7% em 2010. Em 2000, a participação feminina no mercado formal, que era de 34,2%, passou em 2010 para 36,3%. Os setores de Serviços, Comércio, Administração Pública e Indústria de Transformação são os de maiores pesos no que concerne ao estoque desses empregos. Entre os anos de 2000 e 2010, houve um aumento no número de matrículas em creches, que foi acompanhado pelo aumento da taxa de escolarização bruta, o que indica uma maior oferta desse serviço.  

Confira o Observatório na íntegra, clicando no banner ODM localizado à direita da página.


Foto: Gustavo Fernandes

Ascom/Carolina Goulart

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br