Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/13 às 14h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h57

Diversificação da estrutura produtiva faz-se necessária

A Codeplan divulgou na quinta-feira, 11, o estudo Perfil e Perspectivas do Setor Financeiro em Brasília, de autoria do economista Júlio Miragaya, presidente da Companhia. Trata-se de uma contribuição para o debate sobre a necessária diversificação da estrutura produtiva do Distrito Federal.

Segundo ele, no Distrito Federal, o setor financeiro tem um peso expressivo, tendo representado em 2010 (último dado disponível) 10,4% do seu PIB. Tal participação, acima da média nacional do setor (7,5%) decorre do fato de Brasília sediar dois grandes bancos públicos, o BB e a CEF, ficando aqui internalizadas uma ampla gama de atividades que necessariamente não expressam a atividade econômica desenvolvida localmente.

Debate-se hoje em Brasília a necessidade de diversificação de sua estrutura produtiva, de forma que seja menos dependente da participação excessiva do setor público em sua economia (54,4% do PIB em 2010).

“Nesse debate, em que a ampliação de nosso parque industrial revela-se estratégico (a indústria de transformação e mineral representou apenas 1,7% de nosso PIB, enquanto a média nacional é de 19,2%), a expansão da atividade de intermediação financeira no Distrito Federal pode vir a ser um importante elemento nesse esforço de ampliarmos nossa base produtiva”, disse Miragaya. Contudo, ressalta ele, essa possibilidade deve ser analisada em todos seus detalhes, em virtude das rigorosas condições que uma cidade deve atender para exercer a função de centro financeiro.

O estudo Perfil e Perspectivas do Setor Financeiro em Brasília é o primeiro da série Contribuição para o Debate sobre a Necessária Diversificação da Estrutura Produtiva do Distrito Federal em elaboração pela Codeplan, que pode ser lido, na íntegra, aqui.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br