Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/11 às 22h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h56

Divulgados novos dados da PED

(27/10/2011 – 19:16)

Em setembro deste ano, a Construção Civil e Outros Setores foram responsáveis pela criação de quatro mil postos de trabalho, contribuindo para a estabilização do Nível Ocupacional no Distrito Federal, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada na manhã desta quarta-feira, 26, pela Codeplan, Dieese e Secretaria de Trabalho do DF. O Comércio e a Administração Pública mantiveram-se estáveis.  

Participaram da reunião, o diretor do Dieese, Clóvis Scherer, a Presidente da Codeplan, Ivelise Longhi, o Subsecretário de Ocupação e Renda da Secretaria de Trabalho, Maxwell Coelho, e jornalistas da área.  

Clóvis Scherer abriu a coletiva afirmando que a Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED, realizada desde 1992, já rendeu muitos frutos em termos de informação para o Distrito Federal. “Setembro mostra uma estabilidade na taxa de desemprego, uma pequena variação. Temos uma situação confortável quando comparamos 2011 com 2010. A taxa de desemprego continua bem abaixo do que tivemos no ano passado”, defendeu o diretor.  

De acordo com Ivelise Longhi, hoje não se consegue definir políticas públicas se não tiver dados confiáveis. “Sem as devidas informações, não se consegue planejar e avaliar o que está sendo implantado no território e nem se a comunidade está tendo o grau de satisfação esperado. Então, é muito importante que tenhamos, não apenas o acesso a esses dados, mas também que todos possam utilizá-los e que eles sejam bastante divulgados e disseminados”, afirmou a presidente. Para ela, a estabilidade no desemprego faz o governo refletir o que pode ser feito, principalmente na área de emprego e renda para que mais pessoas acessem ao mercado de trabalho. “Isso leva o governo a pensar o porquê dessa estabilidade. Se seria resultado talvez da falta de incentivos econômicos em determinados setores e se os programas e projetos poderiam ser readequados”, argumentou Ivelise Longhi.  

Maxwell Coelho colocou como bem vinda a ideia da Codeplan ser um órgão de pesquisa que possa subsidiar as políticas públicas do governo. “Temos uma carência enorme de dados. Muitas vezes a gente teve que cair no escuro porque não tínhamos informações corretas e seguras para investir em políticas”, afirmou.  

Analistas do Dieese apresentaram os dados principais da pesquisa.

Confira os destaques da PED e a pesquisa na íntegra nos links abaixo:

.  Destaques PED

.  PED na Integra


Foto: Toninho Leite

Ascom/Carolina Goulart-Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br