Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/12/13 às 19h34 - Atualizado em 29/10/18 às 11h55

Economia registra crescimento de 0,9%

A Codeplan divulgou nesta manhã, o índice sobre o desempenho da economia do Distrito Federal que, no terceiro trimestre de 2013, registrou crescimento de 0,9%, na comparação com igual trimestre de 2012. O resultado ficou abaixo do observado para o Brasil (+ 2,2%), recentemente divulgado pelo IBGE.

O Idecon/DF constitui-se em instrumento de acompanhamento e avaliação do desempenho da atividade econômica do Distrito Federal, trimestre a trimestre, permitindo melhor compreensão da sua dinâmica, traduzindo-se em relevante ferramenta subsidiária, tanto do planejamento governamental quanto do segmento empresarial. Trata-se de um indicador de natureza conjuntural, que foi elaborado pela Codeplan com o objetivo de preencher a falta de informações atualizadas do desempenho da economia local, dada a defasagem na divulgação dos resultados das Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, relativas ao Produto Interno Bruto – PIB/DF.

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, destacou o comportamento da economia do DF na participação do PIB nacional. Segundo ele, pelos índices mostrados hoje, a tendência para a participação do DF no PIB de 2012 (ainda a ser fechado pelo IBGE) é de crescimento e a de 2013 de recuo. “Graças ao Idecon, agora é possível fazer este acompanhamento mais de perto e os números de hoje sinalizam essa tendência”, disse ele.

Os resultados relativos ao primeiro e segundo trimestres de 2013 foram revisados, apresentando variação positiva de 1,0% e 1,7%, respectivamente. A economia do Distrito Federal, nos nove primeiros meses do ano, registrou crescimento de 1,2% em relação a igual período de 2012.

Nos quatro trimestres de 2012, as variações da série do Idecon-DF/Codeplan, iniciada no primeiro trimestre de 2012, apresentaram acréscimos de 3,6%, 1,8%, 2,9% e 3,2%, respectivamente.

Segundo Maurílio Lima, presidente da Anipes – Associação das Instituições de Pesquisa e Estatística, presente na divulgação, poucos Estados fazem esse indicador trimestral. Para ele, tanto a Codeplan como as demais afiliadas, têm um perfil de Estado e ao divulgar os dados – positivos ou negativos – mantêm a credibilidade em seu trabalho e espelham a realidade.

Para Hermínio Júnior, representante da Secretaria de Fazenda, o Idecon divulgado hoje pela Codeplan explica o comportamento observado na arrecadação tributária, que teve uma retração, e contribui para um melhor planejamento das ações.

Márcia Rodrigues, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciou que, pela primeira vez, o Distrito Federal está utilizando os recursos do FCO na íntegra e, segundo ela, com certeza, isso estará refletido nos próximos índices a serem divulgados pela Codeplan.

Na estrutura de cálculo do PIB/DF, o setor Serviços representa 93,20% de toda a atividade econômica, determinando, portanto, o resultado geral do desempenho econômico local. O setor apresentou variação positiva de 0,9% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos acumulados, o setor cresceu 1,2% de janeiro a setembro deste ano.

Confira o índice, na íntegra, aqui.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br