Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/05 às 21h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h55

Educação sem Fronteiras: mais um programa pioneiro do GDF

(17/06/2005 – 18:51)
 
Educacao1A Secretaria de Educação lançou hoje, 17 de junho, às 11h, no auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os novos programas de informática educativa daquela pasta. A cerimônia contou com a presença do Excelentíssimo Governador, Joaquim Roriz, Excelentíssima Vice-Governadora, Maria de Lourdes Abadia, o presidente da CODEPLAN,  Durval Barbosa, a secretária de Educação, Vandercy Camargos, a ex-secretaria de educação e deputada distrital, Eurídes Brito, os deputados federais José Roberto Arruda e Osório Adriano, autoridades do GDF, além de representante do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, que assinou termo de doação de computadores daquele órgão para escolas da rede pública de ensino, representante do Ministério da Educação, e  da Microsoft Brasil. A cerimônia teve inicio com um belo vídeo com alunos do Ensino Médio de Ceilândia interpretando o Hino Nacional Brasileiro, produzido pelo Canal E, da Secretaria de Educação. 
 
Em seu discurso, Durval Barbosa salientou que a CODEPLAN hoje é responsável por 20% do PIB de TI – Tecnologia da Informação – no DF.  Ressaltou o trabalho de inserção digital que vem realizando por meio dos CITIs – Centro Integrado de Tecnologia da Informação, com o qual a Empresa está para alcançar quase 50 mil  alunos certificados, um “número que dificilmente seria alcançado por uma escola privada de Informática”, salientou. Hoje, o projeto conta com 10 unidades instaladas e mais uma a ser inaugurada brevemente. 
 
Durval citou, dentre outros não menos importantes, a Solução Integrada de Gestão Educacional – SIGE, que desponta no cenário nacional como excelente ferramenta de gestão, tendo sido apresentado a outros estados, em 2004. A solução SIGE é um projeto de modernização da Secretaria de Educação do Distrito Federal que  teve início em 2001 e visa informatizar suas unidades, implantando soluções tecnológicas, com sistemas interligados para atender à demanda das necessidades de informações e aprimorar a gestão educacional no Distrito Federal. 
 
Durval Barbosa informou, ainda, que o DF em termos de tecnologia aplicada à educação já superou até mesmo o estado do Paraná, a unidade da Federação  sabidamente a mais avançada em aplicações de TI, tendo procurado o DF para atualizar alguns módulos de seus sistemas voltados para a área educacional. 
 
Em seu discurso, Vandercy Camargos agradeceu a CODEPLAN pela grande e valiosa parceria, que garante tecnologicamente o pleno funcionamento dos projetos da Secretaria, introduzindo a educação do DF no século XXI, acompanhando a globalização e as grandes realizações do GDF.
 
Em seu discurso, o Governador Roriz começou questionando qual era o maior desejo do jovem brasileiro no momento e respondendo, ele mesmo, com uma única palavra: oportunidade.  Ressaltou a importância dos projetos desenvolvidos pela Secretaria, mas fez questão de destacar o projeto Educação sem Fronteiras, destinado a alunos que queiram concluir o ensino médio via Internet – supletivo on line.  “Essa oportunidade tem que ser dada a todos, para mostrar o que a pessoa pode fazer e aprender. Muito mais importante que dar uma chance é dar uma oportunidade para recomeçar. É isso que o programa vai fazer e de modo inédito no país”, finalizou o Governador.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br