Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/05 às 21h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h55

Escola de Informática da CODEPLAN promove a excelência de seus trabalhos

(11/11/2005 – 18:05)

Aluna1Até 18 de novembro, os 184 funcionários, entre professores e monitores de todas as 10 unidades e duas extensões no Distrito Federal, do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI, escola de informática gratuita da CODEPLAN, participam de um curso de capacitação. Trata-se da implantação de uma nova metodologia de ensino de informática que deverá revolucionar e melhorar o aproveitamento dos cursos já oferecidos à comunidade.

A nova metodologia, que vem sendo ministrada desde o dia 07, será aplicada já na próxima edição, que terá início em 21 de novembro com encerramento previsto para 23 de dezembro. Segundo Marise Teixeira, Coordenadora Geral do projeto, os alunos vão unir a teoria e a prática de uma só vez. “Vamos promover a inclusão no mundo digital com práticas do dia a dia dos treinandos. A pretensão é justamente facilitar a vida das pessoas, não importa se é jovem ou idoso. Eles vão sair sabendo pagar uma conta ou fazer qualquer tipo de consulta em um terminal eletrônico”, completa Marise.

Conforme Marise Teixeira, essa nova metodologia é dividida em três projetos interdisciplinares: a 1ª fase se chama “A viagem à cidade 3W”, voltada para que os alunos entendam o que existe numa cidade virtual. Ela faz uma analogia com a Avenida W/3 de Brasília. A idéia vai possibilitar o conhecimento do mundo digital e tem o objetivo de formar uma comunidade colaborativa.

A 2ª fase, denominada “Um Brasil chamado Brasília”, pretende que o aluno descubra tudo que existe de melhor em Brasília. Através de produção de textos o aluno será instigado a ter visão mais compromissada pelo lugar onde reside.
Finalmente na 3ª fase, intitulada “De olho no trabalho”, serão apresentadas algumas maneiras para obtenção de renda e maior praticidade no uso dos computadores, de terminais, pagamento de contas e informações. Uma forma de criar oportunidades de empregos, e preparar os alunos para o tão temido mercado de trabalho, completa Marise.

O CITI, com essa nova fase de implementação vem autenticar o produto final ao cidadão que o GDF, ao longo desses últimos sete anos, vem buscando que é a humanização de todos seus projetos.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br