Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/16 às 19h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h55

Estudo analisa o acesso das gestantes da RIDE às maternidades públicas do DF

A Codeplan recebeu Anna Karina Vieira da Silva nesta quinta-feira, 14, para apresentação de seu trabalho “Análise do Acesso das Gestantes Residentes na RIDE-DF às Maternidades Públicas do DF”. Ela foi uma das vencedoras do Primeiro Prêmio Codeplan de Monografias, com menção honrosa e publicação de seu trabalho pela série Texto para Discussão.

Ela explicou que o objetivo geral do estudo foi analisar se a implantação da Política Nacional de Atenção Materno Infantil, conhecida também como Rede Cegonha, modificou o acesso a gestantes moradoras da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) às maternidades públicas do Distrito Federal e região.

O estudo apontou, dentre outros dados, que foram realizados 400 partos a mais no DF, quando comparado a 2011, ano em que a Rede Cegonha passou a atuar. Além disso, houve um aumento da demanda da população da RIDE às maternidades da Capital em 42%.

Anna Karina espera que “esse estudo contribua para a discussão sobre a importância da gestão compartilhada de políticas públicas para a RIDE-DF, principalmente na área da saúde”.

Ela agradeceu a Codeplan pela experiência e confiança em seu trabalho, e finalizou afirmando esperar investimentos do governo para estudos com este propósito, principalmente na região da RIDE.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde criada para implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres os seus direitos durante a gravidez, assim como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento saudável.

Veja o TD aqui.

Texto: Nilva Rios, com Ana Carolina Alves
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br