Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/20 às 11h29 - Atualizado em 27/07/20 às 14h40

Estudo realizado por pesquisadora da Codeplan é publicado pela CEPAL

Cecília Sampaio, mestre em gestão urbana, realizou trabalho sobre o fechamento do Lixão da Estrutural e os catadores de materiais recicláveis do local

 

A pesquisadora e gerente de Estudos Urbanos da Codeplan, Cecília Sampaio, teve seu estudo “O fechamento do Lixão da Estrutural e a inclusão dos catadores de materiais recicláveis na cadeia formal de tratamento de resíduos sólidos no Distrito Federal” publicado no repositório online da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), uma das cinco comissões regionais das Organizações das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é contribuir com desenvolvimento econômico e social da região, coordenar as ações encaminhadas à sua promoção e reforçar as relações entre países e com as outras nações do mundo.

 

Graduada em engenharia civil e mestre em gestão urbana, Cecília Sampaio explica que decidiu realizar o trabalho após o escritório do organismo em Brasília divulgar uma chamada pública para estudos de casos de investimentos para o desenvolvimento sustentável no Brasil. A iniciativa pretendia identificar investimentos que geraram impacto positivo para o desenvolvimento sustentável no âmbito econômico, social e ambiental. O escritório recebeu 131 estudos, dos quais 66 cumpriram os critérios para serem publicados no repositório online do organismo.

 

Cecília conta que escolheu abordar a política pública que viabilizou o fechamento do Lixão da Estrutural – o maior depósito de lixo da América Latina antes de seu fechamento – e a integração dos catadores de materiais recicláveis no tratamento formal de resíduos sólidos por afinidade, pois já atuou no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) da capital federal e conhecia o histórico desse processo. A pesquisadora destaca que utilizou apenas informações públicas para elaborar o estudo, de relatórios de atividades do SLU a publicações de acordos e decretos no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

 

Sobre a sensação de ter um trabalho de sua autoria publicado por um importante organismo internacional, Cecília declara: “fiquei feliz que o estudo tenha sido escolhido para compor o repositório da comissão, dando luz à importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis para a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos no DF”.

 

Acesse o estudo completo em: https://bit.ly/2CKCmoD

Para saber mais sobre a CEPAL e sua atuação, acesse: https://www.cepal.org/pt-br

 

Reportagem:  Lucas Almeida, com supervisão de Carol Oliveira

Foto:  Dênio Simões da Agência Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br