Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 14h36 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

Face perdida

  • Osvaldo Russo Diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan

Uma década depois, enquanto representantes da oposição tentam desqualificar – sem sucesso – o sucesso do maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, o que se vê no Brasil inteiro é a melhoria das condições devida da população, com 40 milhões de brasileiros saindo da pobreza e18 milhões incorporados ao mercado formal de trabalho.

As dificuldades iniciais do Fome Zero, naturais em um governo que inaugura uma nova política, foram corrigidos e, a partir de 2004, com a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), três políticas sociais foram articuladas e integradas: Transferência de Renda, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

Hoje, mais de 13 milhões famílias recebem os benefícios mensais do Bolsa Família, em todos os mais de 5 mil municípios brasileiros. No governo Dilma, o Brasil Sem Miséria pretende abolir a extrema pobreza, retirando dela, até 2014, 16milhões de pessoas. A oposição, desconectada com essa realidade, não compreende as necessidades da população, mas o povo não só vê como sente os benefícios das políticas públicas.

Em vez de reforçar o coronelismo arraigado em várias regiões, o Bolsa Família, criado em 2003, assim como o Sistema Único de Assistência Social (Suas), implantado em 2005e que virou lei em 2011, romperam com o ciclo vicioso da improvisação e do clientelismo, transformando-se em políticas públicas continua das e republicanas.

O objetivo central das políticas de transferência de renda e de assistência social não é construir portas de saída paras famílias em situação de miséria ou pobreza, mas garantira elas portas de entrada nas políticas de proteção e inclusão social. As críticas inconsistentes da oposição ,na contramão dos avanços sociais no Brasil, revelam apenas a sua face perdida e sem rumo.

 

Artigo publicado também no Jornal de Brasília, de 22.01.2013.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br