Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h40 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

Futebol e superstição

Júlio Miragaya

Presidente da Codeplan

 

Futebol é algo que, de fato, mobiliza as atenções do brasileiro. A Copa de 2014 está sendo um enorme sucesso. Em praticamente todos os jogos, os estádios estiveram lotados, devendo a Copa de 2014 registrar o segundo maior público de todas as Copas; a média de quase três gols por jogo é a maior dos últimos 32 anos e alguns jogos têm sido de altíssima qualidade, além de emocionantes.
Mas a Copa está sendo um sucesso também fora de campo, como País recebendo quase um milhão de turistas estrangeiros; os aeroportos funcionando perfeitamente; o transporte público operando muito bem; a segurança pública não registrando ocorrências graves.

Não à toa, pesquisa feita pelo UOL junto a jornalistas de 32 países aponta a Copa de 2014 como a melhor que todos já viram, exatamente o oposto que os pessimistas de plantão apregoavam. Pois sempre há aqueles que veem “fantasmas ”em tudo, e que, se o Brasil vencer, a Copa foi armação do PT e, se perder, foi culpa do PT. É uma turma que não conhece futebol e tampouco o povo brasileiro.

Mas futebol é algo que também envolve superstição e mandinga. Espera-se que pelo menos uma aconteça:  a de que nunca uma seleção europeia ganhou Copa no continente americano, ou seja, se não ficar com o Brasil, que o título fique com uma seleção latino-americana, menos a Argentina, é claro (rsrs).

Mas há outra que espera-se não se confirmar aqui no Brasil: a de que as seleções tricampeãs sagram-se tetracampeãs 24 anos após obtido o terceiro título: o Brasil foi tri em1970 e tetra 24 anos depois, em 1994 e a Itália foi tri em 1982 e tetra em 2006, também 24 anos depois. Como a Alemanha foi tri em 1990, resta torcer para que não se sagre tetracampeã 24 anos depois.

Mandingas a parte, que vença o melhor, para o bem do futebol.

 

Jornal de Brasília,03.07.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br