Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h28 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

Goebbels e a inflação

Júlio Miragaya
Conselheiro do Conselho Federal de Economia

 

A Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, é atribuída a frase “Uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”. Com base na mentira e no terror, os nazistas do minaram por 12 anos o povo alemão. Quando se trata de analisar os níveis de inflação, parece que Goebbels tem inspirado a oposição no Brasil, com a complacência de grande parte da mídia.
O Brasil viveu, de fato, entre 1978 e1994, um período de forte escalada inflacionária, tendo a inflação alcançado2.477% em 1993 e atingido incríveis84% num único mês. Ocorre que, nos três anos de governo Dilma, a inflação média foi de 6,08% ao ano, distante, portanto, de ser caracterizada, como fora de controle.

mas parece esquecer que nos dois governos de FHC a inflação anual média foi de 9,09%. Já nos dois governos de Lula ela foi de5,77% e agora está em 6,08%. Aliás, foi justamente nos três governos do PT que a inflação registrou seus menores níveis nos últimos 50anos no Brasil. Vale ainda destacar que, nos governos de Lula e Dilma, o que a inflação retirou, os acordos salariais repuseram com sobras: de janeiro a março, 96,5% das 140convenções coletivas garantiram reajustes dos salários acima da inflação, ou seja, com ganho real.

Os economistas neoliberais elaboram análises falaciosas, a oposição repete e alguns jornalistas, tal qual “miquinhos amestrados”, dão repercussão ao engodo, buscando influenciar o povo, passando a falsa sensação de descontrole dos preços.

Aécio cada vez mais se consolida como o candidato dos ricos, da burguesia, só que precisa esconder do povo suas intenções em acabar comas políticas sociais de combate à pobreza e à desigualdade. Vale lembrar que Goebbels e Hitler foram vitoriosos por um tempo mas, como “Mentira tem pernas curtas”, o castelo de cartaz nazista ruiu e a verdade prevaleceu.

 

Jornal de Brasília,08.05.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br