Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/04/06 às 15h43 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Governo cria Grupo Executivo para viabilizar a cidade digital

(26/04/2006 – 12:43)

Foto: Secretária de Desenvolvimento Tecnológico

parquecapitalfoto1

A consolidação progressiva da Cidade Digital agora ganhou mais um aliado.O Governo do Distrito Federal criou, nesta segunda feira, um grupo executivo de trabalho, para tirar o projeto do Parque Tecnológico Capital Digital do papel. O objetivo é coordenar e organizar ações conjuntas entre os órgãos públicos, para tornar realidade, o mais depressa possível, o projeto que vai criar entre 40 e 50 mil empregos.

O grupo executivo é composto pelo Secretário de Estado da Secretaria de Estado para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Distrtio Federal – SDCT, que o presidirá, o Presidente da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN; o Presidente da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap; o Secretário de Estado da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal – SDE e o Secretário de Estado Extraordinário para Articulação de Assuntos Urbanísticos e Ambientais do Distrito Federal.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, presidente do grupo, afirmou, em entrevista à Rádio Nacional, que a cidade digital não é projeto de nenhum órgão especifico, mas do governo local. “Teremos um  núcleo de apoio técnico operacional que vai coordenador as ações em todos os órgãos, pois teremos que fazer estudos, aprovações de projeto, para viabilizar uma ação mais concentrada”.

Antônio Fábio afirmou, ainda, que o governo está procurando, em todas as discussões, envolver os órgãos públicos, entre eles o Ministério Público Federal e o Ibama, para que o Parque Tecnológico seja instalado. “Todos os interlocutores têm mostrado que o projeto é prioritário”, ressalta.

Segundo ele, a primeira reunião oficial do grupo deve ocorrer na próxima sexta-feira, 28. De acordo com o artigo 3º da Lei Complementar 679/2002, fica a critério do Grupo Executivo convidar a participar das reuniões representantes de outros órgãos da Administração do Governo do Distrito Federal e entidades representativas do setor no DF, quando for considerada necessária.

O projeto ainda precisa de licença ambiental. O superintendente do Ibama, Francisco Palhares, também em entrevista à Rádio Nacional, disse que o processo está em andamento. “Dentro de dez dias poderemos ter uma posição”, afirmou.

O Parque Tecnológico Capital Digital é um projeto de governo. Instalado em uma área de 123 hectares, próximo à Granja do Torto, deve atrair duas mil empresas, dentre as quais o Banco do Brasil e a Caixa Econômica,  que pretendem instalar seus Datacenter no local, criando empregos de alta qualificação.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br