Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/14 às 21h25 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Guará: Uma região dinâmica

A Região Administrativa do Guará foi a 27ª a ser analisada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD realizada pela Codeplan. No evento de divulgação, o Presidente da Companhia, Júlio Miragaya, destacou a alta qualidade de vida da região, apesar de todos os processos de transfiguração pelos quais a RA passou ao longo de sua história.

O Guará já pertenceu ao Sia e sofreu diversas transformações ao longo do tempo. Glória Rincon, Especialista em Urbanismo da Codeplan, explicou que no início a região servia para abrigar trabalhadores locais, era uma cidade pequena e horizontal. Com o passar do tempo, a região expandiu e se verticalizou, acompanhando o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

Hoje, devido a sua localização estratégica – entre as duas regiões mais efervescentes do DF (Plano Piloto e Taguatinga) – o Guará é uma região valorizada e oferece uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes. Conta com uma boa infraestrutura e é bem servida de equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde, segurança, transporte, saúde, cultura e lazer. O abastecimento de água e energia elétrica pela rede geral estão próximos à universalização do atendimento.

O impacto negativo do rápido crescimento populacional também foi sentido. A atual administração possui desafios oriundos desse fenômeno, que ainda é notado na região. A taxa geométrica de crescimento anual é alta, 5,28%. A administração pública tem dificuldades em acompanhar o rápido crescimento do número de habitantes e domicílios, comprometendo a infraestrutura de novos bairros.

Iraci Peixoto, Coordenadora da PDAD, revelou os principais dados da pesquisa. A população do Guará está estimada em 125.808 habitantes, que residem em 40.673 domicílios. A renda domiciliar média cresceu 1,18% em relação à 2011, sendo agora R$7.266,79 (pouco mais de 10 salários mínimos). A renda per capita é de R$2.407,17. 80% dos domicílios possuem pelo menos um automóvel.

O nível de escolaridade da população também apresentou bons índices. Quase um terço (28,54%) possuem ensino superior completo. Outro dado positivo é que a RA mostrou ser capaz de atender às demandas da população. Dos estudantes residentes na região, 58,02% estudam na própria RA. Quando se faz necessário o uso de equipamentos de saúde, 79,68% dos habitantes buscam atendimento na região. As aquisições de bens e serviços geralmente também são realizadas na RA, com predominância para serviços em geral (90,58%), alimentação (89,18%) e serviços pessoais (89,35%). O Guará também concentra um grande número de vagas de emprego, entretanto apenas 29,58% da população trabalham na própria RA. O número pode ser explicado pela grande quantidade de servidores públicos (cerca de um terço da população) que trabalham no Plano Piloto, região bastante próxima.

No debate com o público presente, os Especialistas da Codeplan e o Representante da Administração do Guará, Rogério Seixas, dialogaram sobre outras questões fundamentais que envolvem a região, com destaque para o novo setor residencial popularmente conhecido como Park Sul e a Feira do Guará, internacionalmente reconhecida pela diversidade de produtos e especiarias locais.

Confira o estudo completo aqui.

 

Texto: Júlio Poloni
Foto: Mauro Moncayo

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br