Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/10/14 às 20h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h53

Inflação no DF é de 0,98% em setembro

A Codeplan divulgou na tarde de hoje (08/10) o Índice de Preços ao Consumidor Amplo do Distrito Federal (IPCA/DF). O estudo revelou uma inflação de 0,98% no DF, relativa ao mês de setembro. O índice ficou acima da média nacional, que foi de 0,57%. No acumulado dos últimos 12 meses, no entanto, a taxa brasiliense ainda é menor do que a brasileira, 6,41% e 6,75%, respectivamente.

No DF, os setores que mais influenciaram a elevação dos preços foram Habitação e Transportes. No primeiro caso, o índice foi pressionado, principalmente, pelo aumento das despesas com energia elétrica (12,54%). No segundo, os preços das passagens aéreas, que registraram aumento de 14,38%, novamente foram determinantes.

Os índices foram apresentados pelo economista Newton Marques da Codeplan. Ele lembrou que a inflação no DF, apesar da forte elevação do último mês, ainda está dentro da meta. No cenário nacional, a realidade é diferente; a inflação ultrapassou a marca de 6,5%, que simbolizava o teto da meta estabelecida pelo Banco Central.

O presidente da Codeplan Júlio Miragaya afirmou que mesmo os índices nacionais tendo saído da meta, a variação não configura descontrole da inflação, como tem sido propagado por alguns especialistas. Para embasar seu argumento, ele destacou a reposição dos salários no País, que têm sido acima da taxa de inflação.

Após a divulgação do IPCA/DF, pela Codeplan, João Bosco, economista da Ceasa-DF, apresentou o ICDF. A pesquisa revela a variação de preços de atacado dos produtos hortifrutigranjeiros no Distrito Federal. Segundo o estudo, a inflação no setor foi de 3,86%.

O aumento médio de 5,34% no preço das frutas foi o principal responsável pelo índice geral. Os legumes também registraram alta de 0,78%. Por outro lado, as verduras e o setor de ovos e grãos tiveram queda de 1,94% e 6,10%, respectivamente.

Segundo a Ceasa-DF, a tendência é que a demanda por hortifrúti aumente. Com as chuvas que estão previstas para os próximos meses, a produção de várias frutas deve ser favorecida, normalizando os preços.

Confira aqui o IPCA-DF e o IC-DF.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Mauro Moncaio

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br