Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 15h12 - Atualizado em 29/10/18 às 12h11

“Inverno árabe”

Júlio Miragaya – Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia

Os jornais ao longo da semana repercutiram notícias referentes a dois países árabes, o Egito e a Síria. Após os acontecimentos ocorridos há dois anos, conhecidos como “P Primavera Árabe”, quando amplas mobilizações de massa derrubaram governos ditatoriais na Tunísia, Líbia e Egito, a região do Oriente Médio volta às manchetes, só que assinalando um retrocesso na luta dos povos por liberdade e justiça social, no que poderia ser denominado de “Inverno Árabe”.

Seja no Egito, onde um golpe militar derrubou um governo eleito, com o pretexto de estar combatendo o “fundamentalismo islâmico”, seja na Síria, onde o ditador de plantão trava uma guerra justamente contra os “fundamentalistas islâmicos ” daquele país, o fato é que, em ambos os casos, são os direitos do povo por liberdade, trabalho e melhores condições de vida que estão sendo derrotados, assim como o foi na Turquia, onde o presidente “islâmico ”, que massacra o povo curdo, pôs o Exército para reprimir manifestações de rua.

A tragédia que assola o Oriente Médio, que se expressa no massacre cotidiano dos palestinos pelo Estado de Israel, deriva de décadas de domínio, intervencionismo e opressão colonial, exemplificados pelo recente bombardeio da Otan sobre a Líbia. O combate ao “funda – mentalismo islâmico” não passa de mero pretexto do imperialismo norte-americano, auxiliado pelo decadente imperialismo europeu, para subjugar os povos da região.

Não fosse assim, como explicar o apoio militar norte-americano aos “fundamentalistas islâmicos” da Arábia Saudita, Bahrein e Qatar. Óbvio, os “fundamentalistas islâmicos” dóceis aos desejos da potência dominante, são bem-vindos. O fim da tragédia no Oriente Médio não virá com a imposição do modelo de “democracia ocidental” aos povos da região, ao contrário, decorrerá do fim da tutela que o imperialismo exerce, sustentando governos títeres, antipopulares e antinacionais.

29 de agosto de 2013, Jornal de Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br