Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/14 às 20h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h53

IPCA-DF de fevereiro é divulgado pela Codeplan

Na tarde da quarta-feira (12), a Codeplan divulgou a análise dos índices do IPCA do mês de fevereiro e, no mesmo evento, a Ceasa DF apresentou o ICDF, o índice que registra a variação de preços do mercado atacadista em relação aos produtos hortifrutigranjeiros. A iniciativa de divulgar mensalmente – o primeitro foi em janeiro – representa um avanço na gestão da Ceasa pela importãncia para o desenvolvimento estratégico da instituição, disse Julio Miragaya, presidente da Codeplan.

Newton Marques, economista da Codeplan, responsável pela análise do IPCA DF, apresentou os índices relativos ao Distrito Federal, após o presidente Julio Miragaya ter feito uma breve explanação dos índices nacionais. Segundo Miragaya, o propósito da divulgação dos índices de inflação do DF, pela Codeplan, vai muito além do papel institucional. O propósito é realizar uma avaliação crítica sobre os números, tal qual a sociedade também deve fazer: “só assim podemos chegar a elaboração de um pensamento crítico que possa levar à verdadeiras conclusões. Esse é o papel da Codeplan”. Julio ainda fez questão de explicar a diferença entre taxa de inflação e custo de vida afirmando que, embora os índices mais importantes da economia em época de pré-eleição sofram os reflexos das campanhas políticas e seus desdobramentos, não pode-se dizer que o Brasil vive hoje um momento de descontrole da inflação.

Quanto aos números, a inflação no DF apresentou nova redução. Em janeiro, já havia apresentado uma queda de 0,07% e agora, em fevereiro, a redução foi de mais 0,12%. Sendo assim, o acumulado do ano já representa -0,19%. Números animadores, uma vez que a média nacional segue em leve crescimento. Embora a inflação siga em baixa, alguns setores apresentaram inflação elevada no mês de fevereiro, com destaque para o setor da Educação, 6,49%. Em contrapeso, o setor de Transportes (puxado pela redução do preço das passagens aéreas) apresentou queda bastante significativa de 3,38%.

Os índices divulgados pela Ceasa mostraram um leve encarecimento dos produtos hortifrutigranjeiros devido à estiagem, às altas temperaturas do mês de janeiro e um volume excessivo de chuva. Os legumes foram a exceção que apresentou redução nos preços médios, muito por conta do aumento da produção local. Os alimentos que melhor retratam o aumento de preços do mês de fevereiro são a banana prata, laranja pera, repolho, brócolis, couve manteiga e ovos, com elevação nos preços entre 10% e 50%. Para o mês de março, os especialistas da Ceasa prevêem que, apesar das temperaturas amenas, as fortes chuvas podem prejudicar a produção de hortaliças, o que pode inflacionar os preços. Todavia, o presidente da Ceasa/DF, Wilder da Silva Santos, afirmou que todo o esforço será feito para garantir o preço real de mercado e evitar a inflação.

Texto: Julio Poloni
Foto: Toninho Leite 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br