Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/20 às 18h56 - Atualizado em 1/07/20 às 18h55

Levantamento diário mostra cenário da pandemia no DF

 

São analisados seis indicadores que determinam um índice de situação local

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal apresentaram a primeira edição do “Cenário Covid-19 DF (CC-DF)”, que apresenta indicadores para acompanhamento da pandemia, e será divulgado diariamente, incluindo os fins de semana.

 

São considerados o números de óbitos nos últimos 14 dias, quantidade de pacientes em enfermarias, quantidade de pacientes em UTIs, total de casos no dia anterior e a proporção de recuperados em 14 dias, leitos de enfermaria ocupados por dia e o número de leitos de UTI ocupados e disponíveis.

 

A partir desta análise, é possível determinar um índice de variação do cenário entre controlada e com alta capacidade de resolução, determinada pela cor azul, e crescimento descontrolado e a capacidade de atendimento está muito próxima de sua saturação, determinada pela cor vermelha.

 

O presidente da Companhia, Jean Lima, esclarece que o índice é mais um passo para a transparência. “Isto aprimora a comunicação com a população, permite acompanhar com mais precisão como é feito o acompanhamento da pandemia aqui no Distrito Federal”.

O Cenário define um peso para cada indicador analisado, que vai de um a 1 a 3, sendo que o número de leitos de UTI tem maior relevância entre os indicadores analisados.

 

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Ricardo Tavares, reforça que o índice é mais um produto do Governo para facilitar o entendimento sobre a pandemia. “É mais um dado que a gente está dando transparência para a população, a gente divulga o boletim epidemiológico diariamente”.

 

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde revela, diariamente, o número de infectados pelo novo coronavírus, número de óbitos, casos por Região Administrativa e características dos pacientes.

 

O primeiro levantamento do Cenário Covid-19 DF (CC-DF) mostra que, no dia 14 de junho, o índice chegou a 7,2, interpretado pela cor laranja, e, nos dias posteriores, houve variação entre 6,4 e 5,6.

 

Veja os indicadores Cenário Covid_19

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br