Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/06 às 19h41 - Atualizado em 29/10/18 às 11h52

Núcleo Bandeirante recebe unidade móvel de Ouvidoria do GDF pela 5ª vez

(03/04/2006 – 16:41)

OuvidoriaCruzeiro1A partir de amanhã, 4 de abril, a unidade móvel de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal estará atendendo aos cidadãos do Núcleo Bandeirante pela quinta vez, onde permanecerá até o dia 7. A Ouvidoria Itinerante, trabalho executado pela Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN, em parceria com a Corregedoria-Geral do DF, a Secretaria de Gestão Administrativa e as Administrações Regionais, está equipada com toda a infra-estrutura para registrar reclamações, sugestões, críticas, elogios, opiniões, solicitações de serviços e melhorias para a cidade. 
 
Caracterização do Núcleo Bandeirante – Segundo os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2004, executada pela CODEPLAN e Seplan, o Núcleo Bandeirante surgiu em 1956, sem concepção urbanística, com o nome de “Cidade Livre”, onde era permitido não só residir como também negociar, com isenção de tributação.
 
Foi criada pelos candangos-trabalhadores que construíram Brasília e que resolveram morar perto da cidade. Como o núcleo habitacional seria provisório, os lotes eram emprestados gratuitamente em forma de comodato aos interessados até a data da inauguração de Brasília em 21 de abril de 1960.
 
A partir de então os contratos de comodato foram cancelados e os comerciantes da Cidade Livre foram transferidos para a Asa Norte de Brasília. Os terrenos desocupados pelos comerciantes foram invadidos por famílias de baixa renda, que ali construíram suas casas, aumentando ainda mais o número de habitantes da cidade. Em razão da pressão dos moradores locais o governo tomou a decisão de criar a cidade em caráter definitivo, em dezembro de 1961, nos termos da Lei n. 4.020.
 
Em 1989 por meio da Lei n.º 49/89 e do Decreto n.º 11921/89, o Núcleo Bandeirante foi desmembrado da Região Administrativa I – Brasília, passando a compor a Região Administrativa VIII, incluindo Park Way, Riacho Fundo e Candangolândia. Novamente por desmembramento de área, estas duas últimas localidades se transformaram em Regiões Administrativas, em 1993 e 1994, respectivamente.
 
Atualmente a área urbana do Núcleo Bandeirante é composta da Área Central, das Vilas Metropolitana e Nova Divinéia e dos Setores Industrial e de Clubes, uma vez que o Setor de Mansões Park Way, em dezembro de 2003, passou a ser a Região Administrativa XXIV. A área rural é formada pelo Núcleo Rural Vargem Bonita e pelo Setor de Chácaras.
 
Ainda segundo a PDAD, a população urbana do Núcleo Bandeirante é de 22.688 mil pessoas, das quais 57,8% são mulheres e 42,2% são homens. Dos residentes da RA 18,4% tem até 14 anos de idade, entretanto, 70,4%, que constituem a grande maioria, concentram-se nos grupos entre 15 e 59 anos. Os demais 11,2% estão na faixa acima de 60 anos. O número de domicílios ocupados estimados é de 6.612, sendo que o número médio de moradores por domicílio urbano é de 3,4 pessoas.
 
A renda domiciliar mensal média da população de Núcleo Bandeirante hoje é da ordem de R$ 2.157,43 (8,3 Salários Mínimos – SM) e a renda per capita é de R$ 628,86 (2,4 SM). Analisando-se a distribuição da renda domiciliar bruta mensal segundo as classes com base em múltiplos de salários mínimos, verifica-se que a mais significativa é o agrupamento de mais de 1 até 5 SM que concentra 31,2% dos domicílios. Em um quarto das residências da RA a renda bruta domiciliar mensal é de até 1 SM.
 
Conforme dados da CODEPLAN, desde o início de seu funcionamento, em junho de 2002, a Ouvidoria Itinerante já acolheu cerca de 51 mil solicitações nas diversas localidades por onde passou, visando melhorias para a população. Policiamento nas ruas, asfalto, saneamento básico e médico para os postos de saúde são destaques entre os pedidos das comunidades visitadas.
 
Confira, abaixo, as localidades em que a Ouvidoria vai atuar, na RA VIII: 
 
4 e 5 de abril – Praça da Administração Regional; e
6 e 7 de abril – Estacionamento da Rodoviária.
 
Mais informações na Central de Atendimento da CODEPLAN, telefone 156, Opção 4 – de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, nos fins de semana e feriados, de 8h às 18h, ou na Administração Regional do Núcleo Bandeirante, telefone 3386-8638.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br