Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 17h36 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

O Brasil da elite

Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Regional de Economia

 

Nas últimas semanas, as matérias sobre violência voltaram a ganhar espaço nos jornais e telejornais do País. Recorrentemente, o Brasil é sacudido por surtos de violência, seja em São Paulo, Rio de Janeiro,Maranhão ou mesmo Brasília. Diversos indicadores têm mostrado que o Brasil mudou para melhor nas três últimas décadas, especialmente nos últimos dez anos. E umas das mudanças mais marcantes foi a forte redução da pobreza.

Embora a desigualdade na distribuição social da renda tenha diminuído, continuamos a ser uma sociedade excessivamente desigual. Sabidamente, a desigualdade justifica a violência social mais do que a pobreza. Sociedades ricas, mas socialmente desiguais como a norte-americana, apresentam índices de violência muito maiores que em sociedades socialmente equilibradas, mesmo as não tão ricas como a dinamarquesa ou a austríaca. O trágico é que a nossa elite, marcadamente egoísta e preconceituosa, resiste a conviver com uma sociedade mais justa e equilibrada. Incomoda-se em compartilhar com os pobres as poltronas dos aviões ou os corredores de shopping centers; esbraveja contra os engarrafamentos provocados pelo acesso de uma grande massa à posse de carros e espanta-se com o numeroso contingente de negros nas universidades públicas.

Chegou-se ao ponto de no Rio de Janeiro tentar limitar a operação da linha de ônibus Cascadura-Barrada Tijuca aos dias de semana, garantindo o acesso de empregadas domésticas e porteiros aos locais de trabalho, e suspendendo-a aos domingos para evitar que a população suburbana chegasse à praia. Daí advêm posições mais reacionárias como a defesa da pena de morte, a redução da maioridade penal, a defesa da ação das “milícias” e dos “justiceiros ”, e coisas do gênero. Melhor seria, simplesmente, oferecer mais oportunidades aos nossos jovens.

 

Jornal de Brasília,13.02.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br