Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 16h40 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

O PIB em 2013

Júlio Miragaya – Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia

 

O IBGE divulgou nesta semana o desempenho do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2013. O resultado sobre o 3º trimestre do ano anterior apontou crescimento de 2,2%. Já sobre o trimestre imediatamente anterior (2º trimestre de 2013), houve crescimento negativo de 0,5%.

Se um cidadão disser que o PIB cresceu, estará falando a verdade, mas se outro disser que o PIB caiu, também não estará mentindo. É uma situação similar à do otimista, que ao olhar um copo com água (ou chopp) pela metade, dirá que está quase cheio, e outro, pessimista, que dirá que está quase vazio. E ambos estarão certos. No caso da avaliação do PIB, a variação decorre da simpatia ou antipatia do analista pela política macroeconômica do governo, ou mesmo, pelo governo.

Para tentarmos imaginar como vai fechar 2013 e não ficarmos em análises casuísticas, devemos observar o que ocorreu no acumulado dos três primeiros trimestres e o que já está ocorrendo no trimestre atual.

No período janeiro a setembro de 2013, o PIB brasileiro cresceu 2,4%. A expansão, felizmente, está fortemente ancorada nos investimentos, que cresceram 6,5% sobre os três primeiros trimestres de 2012, seguidos pelo consumo das famílias, que cresceu 2,4% e pelo consumo do governo, que aumentou 1,8%.

O ritmo de crescimento mais aquecido da economia neste último trimestre do ano, segundo diversos indicadores, permite estimar que o PIB brasileiro fechará 2013 com expansão entre 2,4% e 2,6%. Na conjuntura atual, tal crescimento só é diminuto se comparado à expansão da China, mas em relação à China, todo o resto do mundo perde feio. Não se deve esquecer que tal crescimento significa que o País estará agregando quase R$ 120 bilhões ao que produziu em 2012, valor nada desprezível em tempos de crise econômica mundial, exceto, claro, para os pessimistas de plantão.

 

Brasília, 05 de dezembro de 2012 – Jornal de Brasília

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br