Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 15h16 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

O que preferem?

Júlio Miragaya
Conselheiro do Conselho Federal de Economia e Presidente da Codeplan

 

O Brasil gerou em fevereiro, segundo dados recém divulgados, 261 mil novos empregos. No governo Dilma, já são 4,81 milhões de novos empregos formais. Somados aos oito anos de governo Lula, quando foram gerados 15,02 milhões, são praticamente 20 milhões de novos Empregos com carteira de trabalho nos últimos 11 anos, média de 1,8 milhão/ano.
A título de comparação, nos oito anos de FHC, foram 5,02 milhões de empregos, média de 628 mil/ano. O México, “queridinho” do mercado financeiro, com sua política neoliberal, gerou pífios 200 mil empregos em 2013, menos do que geramos num único mês.

Por outro lado, a renda das famílias continua avançando, especialmente entre os mais pobres, em função de diversas políticas sociais e, em particular, da política de valorização do salário mínimo. No governo Dilma, cresceu 3,2% ao ano, no governo Lula, cresceu 5,2% a.a., enquanto, com FHC, cresceu pífios 1,4% a.a. Tais dados revelam que, não obstante um desempenho tímido do PIB nos últimos três anos, as condições de empregabilidade e de renda continuam melhorando para a maioria da população. Situação absolutamente distinta ocorreu durante a Ditadura Militar, cujo golpe completa nesta semana 50 anos  em que o PIB cresceu de forma vigorosa, ao contrário da condição de vida do povo, fruto da brutal concentração da renda.

Infelizmente, crescimento de renda e geração de emprego não são indicadores que importam para os analistas e políticos neoliberais. Governo bom para eles é o que promove privatizações, aumenta o superávit primário para pagar juros e eleva a Selic.

De tal forma anseiam por uma mudança no quadro político nacional que bastou o índice de aprovação de Dilma cair um pouquinho para a Bolsa de Valores bater recorde de alta.

 

Jornal de Brasília,03/04/2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br