Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/13 às 19h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h51

Ouvidoria do GDF agora atende pelo número 162

O Governo do Distrito Federal lançou hoje, às 11 horas, no Palácio do Buriti, os novos serviços de Ouvidoria do governo. Desde as 8 horas da manhã de hoje, o telefone da Ouvidoria Geral do GF passou a atender pelo número 162, número a ser adotado, em breve, em todo país para esse tipo de canal entre população e governo. Brasília saiu na frente na migração do sistema e tornou-se a primeira cidade a disponilibizar o número específico para atendimetno de Ouvidoria.   Até hoje, a Ouvidoria do GDF recebia as demandas e sugestões pelo número 156, Opção 1 e, a partir de hoje, o cidadão está sendo orientado a ligar para o número 162 ao utilizar o 156.

Trata-se de uma mudança de número para contato, pois o 162 será operacionalizado também pela Codeplan, por meio da Central de Relacionamento do GDF, hoje responsável por toda a árvore de atendimento das centrais 156 e 160 (Disque Saúde), funcionando no mesmo espaço físico. A gestão das demandas compete à Ouvidoria Geral, da Secretaria de Transparência e Controle.

Aliado à alteração no número telefônico, o governo disponibilizou também um novo sistema para registro e acompanhamento das solicitações: o Sistema de Ouvidoria e Informação Pública (TAG) que pode ser acessado pelo endereço www.ouvidoria.df.gov.br. O novo site permite ao cidadão acompanhar o andamento de suas reclamações, denúncias ou sugestões por meio de protocolo.

O Governador do DF, Agnelo Queiroz, ao parabenizar pela disponibilização dos novos serviços, falou de sua satisfação em avançar em pontos importantes por meio do 162, um número específico que ajuda a consolidar a política de transparência de sua gestão. “O Estado tem obrigação de atender com qualidade e presteza os anseios da comunidade e as ouvidorias reforçam esse canal”, disse ele ressaltando que precisa se estabelecer uma cultura de Ouvidoria.  O governador enfatizou a importância dos novos serviços e , ainda, a posse dos integrantes do Conselho de Transparência e Controle do DF, uma efetiva parceria com a sociedade civil na política de transparência.

Para a secretária de Transparência do DF, Vânia Lúcia Ribeiro, “hoje é um dia de festa pois,além de comemorarmos o Dia do Ouvidor, estamos lançando novos serviços para o cidadão”. “Queremos ouvir quais são as demandas dos cidadãos do Distrito Federal”, reforçou a secretária.

A Ouvidora do DF, Vera Lúcia de Medeiros, fez um balanço dos projetos instalados nos dois últimos anos, destacando a integração entre a rede de Ouvidoria e a sociedade. Atualmente, o GDF já dispõe de 90 ouvidorias em funcionamento.

Participaram do evento diversas autoridades, dentre elas os secretários de Governo e de Planejamento e Orçamento do DF, o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, representantes do Legislativo do DF e ainda o Ouvidor Geral da União, José Eduardo Elias Romão.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br