Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/05 às 15h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h51

Ouvidoria Itinerante do GDF em “Ação”

(14/10/2005 – 12:28)

OuvidoriaInterna21Mal saiu de Santa Maria, onde efetuou aproximadamente 500 atendimentos, a unidade móvel de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal já se instalou na Região Administrativa – I, conforme solicitação de seu titular Clayton Aguiar. Até hoje, 14 de outubro, o caminhão da Ouvidoria pode ser encontrado no estacionamento do Parque de Exposição na Granja do Torto. Entretanto, já no domingo, dia 16, o caminhão segue para Ceilandia, onde, participa das 9 às 17h, da “Ação Solidária da Polícia Civil”, no CAIC – Professor Anísio Teixeira, na QNO 10 AE “A”, próximo à Feira Permanente, atendendo também ao convite de seu diretor Laerte Bessa.

A CODEPLAN, executora dos serviços da Ouvidoria Itinerante, em parceria com a Corregedoria-Geral do DF, Secretaria de Gestão Administrativa e Administrações Regionais, vai proporcionar, além do suporte técnico ao evento, o funcionamento de internet para todos os órgãos participantes. A unidade móvel está equipada com toda a infra-estrutura para registrar reclamações, sugestões, críticas, elogios, opiniões, solicitações de serviços e melhorias para nossa cidade.

Neste dia serão oferecidos, ainda, serviços da Academia de Polícia Civil, com o “Museu de Drogas”; Instituto de Identificação, com o “Programa Identidade Solidária”; Instituto de Criminalística, com “Apresentação de stands”, Divisão de Operações Especiais, “DOE”; Delegacia da Mulher; Delegacia do Consumidor; Delegacia de Proteção Criança e do Adolescente; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Secretarias; Conselho do Negro; Programas do GDF; OAB e muitos outros projetos. O cidadão está “intimado”, no melhor sentido da palavra, a comparecer e desfrutar de mais essa Ação que é feita, exclusivamente, visando o bem estar da população de nossa cidade.

Conforme dados estatísticos da CODEPLAN, desde o início de seu funcionamento, em junho de 2002, a Ouvidoria Itinerante já acolheu cerca de 43 mil solicitações nas diversas localidades por onde passou.
 
Confira, abaixo, as localidades em que a Ouvidoria atuará, em Brasília, após sua participação neste evento:
 
17 e 18 de outubro – Vila Telebrasília – Praça da Árvore;
19 e 20 de outubro – Vila Planalto – estacionamento do Campo Central;
21 de outubro – Plataforma inferior da Rodoviária.
 
Mais informações pelo telefone 156, de segunda à sexta-feira, de 07 às 21h. Nos fins de semanas e feriados, de 08 às 18h, na Divisão de Comunicação – 3361-3464, ou ainda, 3234-5295 e na Administração Regional de Brasília pelo telefone 3327-5073.
POLÍCIA CIVIL – Segundo a Polícia Civil, sua história remonta ao império. Começou em 1760, quando o rei de Portugal D. José I criou o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição. Nas vilas haviam os delegados e subdelegados do Intendente. Em 1871, o decreto imperial 4824 instituiu o inquérito policial.
Já em 1964, a Lei nº 4.483 veio reorganizar o quadro de pessoal da Polícia Civil do Distrito Federal, a qual, em 31 de janeiro de 1966, passaria a integrar a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

Em 1965, novas alterações organizacionais foram estabelecidas pelas Leis 4.813 e 4.878, esta última regulamentada pelo Decreto nº 59.310, de setembro de 1966, traduzindo o vigente regime jurídico dos policiais federais e civis do Distrito Federal, assinalando-se, finalmente, que só em 1967, com o Decreto-Lei nº 315, veio a Secretaria de Segurança Pública a ser organizada, transformando-se o cargo de Chefe de Polícia no de Secretário de Segurança. Esta fase inaugura a história da Polícia Civil contemporânea.
“Ao resgatarmos a História de nossa amada Instituição, à qual todos temos o orgulho de pertencer, pretendemos contribuir para a análise do passado e do presente, com vistas a delinearmos o futuro, buscando o aperfeiçoamento da Instituição com os olhos voltados para os interesses maiores da população do Distrito Federal, a qual temos o dever de proteger e garantir-lhe a segurança”., afirma Miguel Lucena – Assessor de Comunicação da PC.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br