Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/07/05 às 22h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h51

Ouvidoria Itinerante está no Riacho Fundo

(19/07/2005 – 19:51)

RiachoFundo11Foram instalados oficialmente, às 11h desta terça-feira (19), os trabalhos da Ouvidoria Itinerante do GDF no Riacho Fundo I. Pela primeira vez na história de Brasília, contou-se com parceria inédita de ouvidorias do Ministério da Previdência e Assistência Social, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do Banco do Brasil e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, buscando oferecer à população maior comodidade, conforto, qualidade, agilidade e, principalmente, economia aos mais carentes.  

A solenidade, que aconteceu no estacionamento da Praça Central, contou com a presença do Ouvidor Geral da CODEPLAN, Francisco Ferola, da Corregedora-Geral do Distrito Federal, Anadyr de Mendonça, do Ouvidor-Chefe da Corregedoria, Sérgio Pedreira, dos Administradores do Riacho Fundo I e II, Emilson Mendes e Antônia Edileusa Lima, do Ouvidor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Marcos Vinicius Machado, da Ouvidora do Banco do Brasil, Odila de Lara Pinto, e da  Coordenadora da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Ana Cristina Pupe.  

Em junho, a unidade móvel de Ouvidoria Itinerante da CODEPLAN completou três anos de pleno funcionamento. Francisco Ferola, representante da Companhia, aproveitou a oportunidade para divulgar os números atingidos pela unidade móvel de 2002 a 2005. Ele afirmou que os principais registros estão relacionados à segurança pública, que representam 16,41%, pavimentação asfáltica, 12,32% e saúde, 11,68%. Desde seu início em 2002 até este mês foram registrados 41 mil atendimentos. A unidade está equipada para receber sugestões, reclamações, elogios e até denuncias. Para concluir, Ferola informou que a Ouvidoria Itinerante esteve em São Sebastião entre os dias 5 e 15 deste mês, onde recebeu 710 solicitações. “Parafraseando um cantor mineiro que diz que o artista tem que ir onde o povo está, eu diria que o GDF já está junto ao povo”, disse ele.  

Para Anadyr de Mendonça, a participação das ouvidorias federais “trata-se de fato digno de celebração, porque a Ouvidoria Itinerante do Governo do Distrito Federal, com o Caminhão, atinge, em escala sempre crescente, a nobre destinação de facilitar, ainda mais, o acesso a todos os serviços públicos oferecidos pelo Governo do Distrito Federal”.  Este trabalho, segundo ela, ainda tem a colaboração das 83 ouvidorias do GDF, a  facilidade do uso gratuito do número telefônico 156, à disposição dos cidadãos em todos os sete dias da semana, e o atendimento via Internet, o que permite uma pronta resposta institucional ao cidadão. Para Sérgio Pedreira, Ouvidor-Chefe da Corregedoria, a CODEPLAN é um centro de referência em prestação de serviços públicos, sem a qual seria impossível levar esse projeto à frente, com o êxito desejado.   

Para Neiva Renck, ouvidora da Previdência Social, trata-se de um movimento inédito no Brasil. “Estamos hoje aqui para somar esforços. Mesmo com a Previdência em greve, não poderia deixar de vir. O GDF está de parabéns ao proporcionar esse serviço de qualidade, que oferece comodidade e economia aos cidadãos.”  

Para o administrador do Riacho Fundo I, Emilson Mendes “o homem público não pode fazer o que ele quer e sim o que a comunidade pede e precisa”, por isso, finalizou seu discurso esperando receber novamente a participação de toda a comunidade local, apresentando suas reais necessidades.  

Amanhã, dia 20, a unidade móvel continua no Estacionamento da Praça Central – AC 3, próximo à Administração Regional. Nos dias 21 e 22, ela se dirige à QN 1, Praça do Coreto – Bairro Telebrasília.   

Mais informações pelos telefones 156, de segunda a sexta-feira de 7h às 21h, sábado, domingo e feriados, de 8h às 18h. Na Administração Regional do Riacho Fundo pelo telefone 3399-2400

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br